O Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Grainho e Fontainhas organizou no passado sábado, dia 30 de Junho, a 34ª edição do seu Festival de Folclore – Festival de Folclore do Bairro.

Fundado por Celestino Graça em 1955, este grupo foi o anfitrião de uma noite dedicada ao folclore, caracterizada por Hélder Lourenço, membro da organização, como uma “fotografia da cultura folclórica do país”, dada a diversidade dos grupos participantes, provenientes de várias regiões de Portugal.

Além do grupo da casa, outras quatro formações actuaram nas Fontainhas. Das beiras veio o Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim, do baixo minho o Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada do Gatim, da estremadura o Rancho Folclórico de Alenquer e de Coimbra o Grupo Típico de Cadima (Cantanhede), com as tradições da Gândara.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 06 de Julho)

Leia também...

Tolerância zero ao uso do fogo e Santarém continua em alerta laranja

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) afirmou que vai haver “tolerância zero” para a utilização de fogo nos próximos dias, devido…

Tenisalmeirim conquista prémios na Gala da Associação de Ténis de Leiria

A Secção de Ténis da Associação 20kms marcou presença em mais uma gala da Associação de Ténis de Leiria. Atletas, treinadores e o próprio…

Estudantes de Santarém aderem à greve climática no dia 24 de Maio

 A greve climática estudantil marcada para sexta-feira, 24 de Maio, vai realizar-se em pelo menos 111 países, entre os quais Portugal, onde o número…

Distrito de Santarém em alerta vermelho para incêndios

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou os distritos de Santarém e Faro em alerta de prontidão de nível vermelho, devido…