De 14 a 16 de Novembro, o órgão positivo encontra-se com o saxofone, o saltério, o acordeão e a viola da gamba em Alcanede, Pernes, Tremês e Vale de Santarém.
O Festival de Órgão de Santarém (FÓS) está de regresso para a sua 7.ª edição, com uma programação “que alia tradição, inovação e descentralização cultural”, anuncia a organização do evento em comunicado.
Entre os dias 14 e 16 de Novembro, o festival sai da cidade e percorre as vilas de Alcanede, Pernes, Tremês e Vale de Santarém, através da iniciativa ‘À Volta do FÓS’.
Promovido pela Câmara Municipal de Santarém, em parceria com a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, o evento apresenta uma proposta musical “singular”, que coloca o órgão positivo em “diálogo com outros instrumentos e sonoridades”, explica.
Na presente edição do festival, os recitais contam com “intérpretes de excelência” que unem o órgão a instrumentos como o saxofone, o saltério, o acordeão e a viola da gamba, “proporcionando momentos únicos de fusão entre o repertório clássico e contemporâneo”, destaca.
O Festival de Órgão de Santarém, que decorre até 30 de Novembro em diversas igrejas da cidade, vai associar o órgão a coros, poesia, dança contemporânea, harpa, entre outras expressões artísticas, “reforçando o papel do festival como um dos mais inovadores e abrangentes do panorama cultural nacional”, sublinha a organização.
