Dez peças de teatro preenchem a programação do 18.º Festival Internacional de Teatro e Artes Para a Infância e Juventude (FITIJ/FITAIJ), que está de regresso a Santarém até ao dia 08 de Outubro.

No segundo ano de ausência do fundador do certame, Carlos Oliveira (1948—2021), conhecido por “Chona”, a edição deste ano do FITIJ/FITAIJ destaca a performance, pela primeira vez, de um ‘clown’ (palhaço) no interior da montra de uma loja do centro histórico de Santarém, com o enquadramento de gigantones e uma tocadora de harpa, que decorrerá amanhã, sábado, 07 de Outubro.

Com grupos oriundos de cinco países da América do sul e Europa – Argentina, Espanha, França, Itália e Portugal -, o certame continuará a usar os espaços da calçada em frente à Santa Casa da Misericórdia, do Convento de S. Francisco, da Praça Cónego Formigão, regressando ainda ao Largo do Seminário, refere a organização.

Quanto a espectáculos em sala convencional, a organização do festival realça dois, num dos quais se “evidenciam as mãos como linguagem para a compreensão”, e outro em que “a conhecida história do Capuchinho Vermelho é contada de forma resumida e com linguagem estética de muita criatividade”.

Para hoje, 06 de Outubro, os italianos do Creactivi Musicali vão ao Círculo Cultural Scalabitano com o espectáculo “U.M.A.NI. TÀ \ HU.MA.NOS”, “um olhar amoroso, poético e irónico das vidas humanas vistas através dos personagens criados pela mente de Jacopo”, segundo a programação.

No mesmo dia, os portugueses do Teatro Plage apresentam “Capuchinho/Teatro para crianças e famílias”, no Teatro Sá da Bandeira, e Enano Clown leva “Rec chocolat/ chocolate vermelho” ao Largo do Seminário.

“EnXamula”, animação de rua para famílias, com gigantones e jogos tradicionais, e “(Com)sumo de laranja”, pela Nuvem Voadora, no Largo do Seminário, os Manos Argentina Arriba Las Hu, com “Um butón em mi cabeza/Um botão na minha cabeça”, no Museu Diocesano, “Capuchinho”, e ainda o Teatro Plage, no Sá da Bandeira, constam do programa do dia 07.

“We connect the world\Conectando o mundo”, um espetáculo de acrobacia de rua pelos franceses do Surprise Effect, e “Homos Ignis”, um espectáculos de fogo pelos portugueses Human´Art e Infinitum Anima, completam o programa deste penúltimo dia do certame.

Para o último dia, 08 de Outubro, as propostas são “Titiriscópio”, pelo Teatro Lambe Lambe, “Somos sempre três”, pelo Circo Tremoças, “Um butón em mi cabeza” e “Palhaços Veto”, pelo Teatro Oficina.

Um ‘workshop’ de artes plásticas para crianças e jovens, uma oficina de marioneta e uma exposição constam ainda do programa do festival que mantém a parceria com escolas da região, como a de Almeirim e de Fazendas de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Leiria.

Leia também...

Cerca de 250 bombeiros voluntários ficaram feridos em serviço desde 2022

Cerca de 250 bombeiros voluntários sofreram ferimentos em serviço nos últimos dois anos e meio, segundo dados avançados à Lusa pela Liga dos Bombeiros…

Portugal continental sem fogos em curso às 06h30

Às 06h30 de hoje não havia incêndios activos em Portugal continental, num dia em que vários concelhos de sete distritos voltam a apresentar perigo…

Julgamento de empresa de prestação de serviços médicos adiado para Maio

O julgamento de uma empresa de prestação de serviços médicos e do seu ex-gerente, acusados de falsificação de documento e de burla simples, que…

Empresa oferece duas toneladas de alimentos a quatro associações no Dia do Animal

A PetMaxi, empresa de alimentação animal sediada em Ferreira do Zêzere, vai doar esta sexta-feira, 4 de Outubro, duas toneladas de alimentos para animais…