O FIFCA Portugal Folk Dance Group, (Grupo de Danças Folclóricas de Portugal), da Associação FIFCA participou no XII Festival Internacional de Folclore INTERFOLK entre os dias 14 a 19 Novembro, em São Petersburgo, Rússia.

O grupo ribatejano, que representou o Festival FIFCA Portugal e concelho de Almeirim, foi distinguido com o Primeiro Prémio da sua categoria (Dança, Musica e Canto) e também com o Prémio Especial do Júri para a “Para o melhor desempenho de palco com base na coreografia étnica”. Esta é já a terceira participação do grupo em termos internacionais depois dos Festivais em Amasya e Istambul na Turquia.

Na Rússia, a comitiva foi constituída por 29 elementos oriundos de várias localidades da região de Almeirim, que dançam ou já dançaram no folclore ribatejano e têm como objectivo representar a região, Portugal e desfrutar do convívio que uma iniciativa desta dimensão pode proporcionar.

Ricardo Casebre e Irene Sequeira, directores técnicos da formação portuguesa, atribuem o mérito deste reconhecimento internacional “ao trabalho que cada elemento desenvolveu durante as semanas de preparação para este grande festival, na segunda maior cidade da Rússia, com mais de cinco milhões de habitantes, onde participaram 49 grupos, representantes de vários continentes”.

A Associação FIFCA continua a ter ensaios de ‘captação e selecção’ de novos elementos para integrar esta comitiva internacionalmente. Os ensaios estão marcados para o início de Dezembro.

Leia também...

Maria Emília Pacheco apresentou o livro ‘O Auto-Retrato na Pintura Portuguesa’ em Santarém

O Auto-Retrato na Pintura Portuguesa é o título do livro da autoria…

Exposição evocativa de Bernardo Santareno no Museu do Aljube nos cem anos do escritor

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade apresenta uma mostra biobibliográfica dedicada…

Mais uma noite de ‘Jazz ao Centro’ com Manuel Brito Trio em Santarém

O Centro Cultural Regional de Santarém acolhe este sábado, dia 25 de…

Centro Cultural do Entroncamento recebe 1º Ciclo de Dança

O Centro Cultural do Entroncamento recebe no dia 22 de Setembro, pelas…