O FIFCA Portugal Folk Dance Group, (Grupo de Danças Folclóricas de Portugal), da Associação FIFCA participou no XII Festival Internacional de Folclore INTERFOLK entre os dias 14 a 19 Novembro, em São Petersburgo, Rússia.

O grupo ribatejano, que representou o Festival FIFCA Portugal e concelho de Almeirim, foi distinguido com o Primeiro Prémio da sua categoria (Dança, Musica e Canto) e também com o Prémio Especial do Júri para a “Para o melhor desempenho de palco com base na coreografia étnica”. Esta é já a terceira participação do grupo em termos internacionais depois dos Festivais em Amasya e Istambul na Turquia.

Na Rússia, a comitiva foi constituída por 29 elementos oriundos de várias localidades da região de Almeirim, que dançam ou já dançaram no folclore ribatejano e têm como objectivo representar a região, Portugal e desfrutar do convívio que uma iniciativa desta dimensão pode proporcionar.

Ricardo Casebre e Irene Sequeira, directores técnicos da formação portuguesa, atribuem o mérito deste reconhecimento internacional “ao trabalho que cada elemento desenvolveu durante as semanas de preparação para este grande festival, na segunda maior cidade da Rússia, com mais de cinco milhões de habitantes, onde participaram 49 grupos, representantes de vários continentes”.

A Associação FIFCA continua a ter ensaios de ‘captação e selecção’ de novos elementos para integrar esta comitiva internacionalmente. Os ensaios estão marcados para o início de Dezembro.

Leia também...

Dia do concelho e Mostra da Lampreia animam mês de Março

Tomar celebra sexta-feira o seu feriado municipal, dia em que arranca mais uma edição da Mostra da Lampreia para dar a degustar este “ciclóstomo…

Círculo Cultural Scalabitano apresenta projecto artístico e cultural para 2020

O Círculo Cultural Scalabitano aprovou, no passado dia 18 de Dezembro, o seu Plano de Actividades e respectivo Orçamento para o exercício de 2020.…

VÍDEO | Fernanda Narciso expõe “Tudo de mim” na Sala de Leitura Bernardo Santareno

“Tudo de mim” é a exposição de pintura de Fernanda Narciso que foi inaugurada no dia 1 de Outubro, na Sala de Leitura Bernardo…

Catarina Requeijo apresenta “É pró menino e prá menina” no Teatro Sá da Bandeira

A partir do ato de brincar, com bonecas, carrinhos, bolas e sapatilhas, a encenadora Catarina Requeijo criou o espectáculo para a infância “É pró…