O FIFCA Portugal Folk Dance Group, (Grupo de Danças Folclóricas de Portugal), da Associação FIFCA participou no XII Festival Internacional de Folclore INTERFOLK entre os dias 14 a 19 Novembro, em São Petersburgo, Rússia.

O grupo ribatejano, que representou o Festival FIFCA Portugal e concelho de Almeirim, foi distinguido com o Primeiro Prémio da sua categoria (Dança, Musica e Canto) e também com o Prémio Especial do Júri para a “Para o melhor desempenho de palco com base na coreografia étnica”. Esta é já a terceira participação do grupo em termos internacionais depois dos Festivais em Amasya e Istambul na Turquia.

Na Rússia, a comitiva foi constituída por 29 elementos oriundos de várias localidades da região de Almeirim, que dançam ou já dançaram no folclore ribatejano e têm como objectivo representar a região, Portugal e desfrutar do convívio que uma iniciativa desta dimensão pode proporcionar.

Ricardo Casebre e Irene Sequeira, directores técnicos da formação portuguesa, atribuem o mérito deste reconhecimento internacional “ao trabalho que cada elemento desenvolveu durante as semanas de preparação para este grande festival, na segunda maior cidade da Rússia, com mais de cinco milhões de habitantes, onde participaram 49 grupos, representantes de vários continentes”.

A Associação FIFCA continua a ter ensaios de ‘captação e selecção’ de novos elementos para integrar esta comitiva internacionalmente. Os ensaios estão marcados para o início de Dezembro.

Leia também...

Dia da Tauromaquia está de regresso e realiza-se na Praça de Toiros da Moita

O Dia da Tauromaquia está de regresso, depois de no ano passado não se ter realizado devido ao confinamento obrigatório no pico da pandemia.…

Curta-metragem sobre a ‘Lenda da Sopa da Pedra’ em exibição na Biblioteca de Almeirim

A Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval, recebe a exibição de uma curta-metragem sobre a ‘Lenda da Sopa da Pedra’ e os processos de produção…

Festas do Almonda animam Torres Novas de quinta-feira a domingo

Sara Tavares, Fernando Daniel, Tiago Bettencourt e Raquel Tavares são as cabeças de cartaz da edição deste ano das Festas do Almonda, que se…

“Para mim, um Livro é um ser vivo”

Titão para alguns, Octávio de Pó nasceu em Moçambique. É o mais velho de sete irmãos. Fez os estudos normais até à frequência em…