FIFCA Portugal Folk Dance Group distinguido em Festival Internacional na Rússia

O FIFCA Portugal Folk Dance Group, (Grupo de Danças Folclóricas de Portugal), da Associação FIFCA participou no XII Festival Internacional de Folclore INTERFOLK entre os dias 14 a 19 Novembro, em São Petersburgo, Rússia.

O grupo ribatejano, que representou o Festival FIFCA Portugal e concelho de Almeirim, foi distinguido com o Primeiro Prémio da sua categoria (Dança, Musica e Canto) e também com o Prémio Especial do Júri para a “Para o melhor desempenho de palco com base na coreografia étnica”. Esta é já a terceira participação do grupo em termos internacionais depois dos Festivais em Amasya e Istambul na Turquia.

Na Rússia, a comitiva foi constituída por 29 elementos oriundos de várias localidades da região de Almeirim, que dançam ou já dançaram no folclore ribatejano e têm como objectivo representar a região, Portugal e desfrutar do convívio que uma iniciativa desta dimensão pode proporcionar.

Ricardo Casebre e Irene Sequeira, directores técnicos da formação portuguesa, atribuem o mérito deste reconhecimento internacional “ao trabalho que cada elemento desenvolveu durante as semanas de preparação para este grande festival, na segunda maior cidade da Rússia, com mais de cinco milhões de habitantes, onde participaram 49 grupos, representantes de vários continentes”.

A Associação FIFCA continua a ter ensaios de ‘captação e selecção’ de novos elementos para integrar esta comitiva internacionalmente. Os ensaios estão marcados para o início de Dezembro.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS