A Associação Manifestival vai realizar pelo terceiro ano consecutivo o Manifestival 2018, na vila de Manique do Intendente, no Concelho de Azambuja.

O termo “Manifestival” deriva das palavras Manifesto e Festival, e o evento pretende ser um manifesto pela vida no interior, em zonas rurais. É uma forma de mostrar uma terra com vida, vibrante, onde vivem pessoas e se criam famílias, mas que é deficitária na oferta cultural e a que existe não prima pela qualidade, na maior parte das vezes. Daí a aposta em formas artísticas diversas, que vão da música popular ou tradicional ao jazz, passando pelo rock e outros estilos. Outro objectivo é dar a conhecer a todos os artistas e espectadores visitantes o que de melhor a região norte do Município de Azambuja tem para oferecer.

O local do evento será a emblemática Praça dos Imperadores, espaço nobre e de extrema beleza em Manique do Intendente. O Manifestival começará ao início da tarde de sábado, 25 de Agosto, e terminará pelas duas horas da madrugada de domingo. A entrada no recinto será livre, tal como nas anteriores edições, para proporcionar às gentes locais e a todo o público a hipótese de contactarem com diversas formas de expressão musical de forma practicamente gratuita.

A viagem pelo jazz, pelos blues e pelo improviso irá espelhar o espírito do festival, proporcionando aos festivaleiros o acesso a novos sons e abordagens musicais, e dará aos músicos a oportunidade de mostrarem o seu trabalho num novo ambiente. A outra vertente em destaque, e muito elogiada nos dois primeiros anos, será a gastronomia, dando ênfase aos produtos da região e da época. Este ano, haverá, ainda, passeios de charrete para dar melhor a conhecer a vila de Manique do Intendente.

Vocacionado para famílias, o Manifestival, tem como factor diferenciador a partilha de uma variedade de sonoridades pouco habituais neste meio rural, e volta a contar com – entre outros – o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…