A Associação Manifestival vai realizar pelo terceiro ano consecutivo o Manifestival 2018, na vila de Manique do Intendente, no Concelho de Azambuja.

O termo “Manifestival” deriva das palavras Manifesto e Festival, e o evento pretende ser um manifesto pela vida no interior, em zonas rurais. É uma forma de mostrar uma terra com vida, vibrante, onde vivem pessoas e se criam famílias, mas que é deficitária na oferta cultural e a que existe não prima pela qualidade, na maior parte das vezes. Daí a aposta em formas artísticas diversas, que vão da música popular ou tradicional ao jazz, passando pelo rock e outros estilos. Outro objectivo é dar a conhecer a todos os artistas e espectadores visitantes o que de melhor a região norte do Município de Azambuja tem para oferecer.

O local do evento será a emblemática Praça dos Imperadores, espaço nobre e de extrema beleza em Manique do Intendente. O Manifestival começará ao início da tarde de sábado, 25 de Agosto, e terminará pelas duas horas da madrugada de domingo. A entrada no recinto será livre, tal como nas anteriores edições, para proporcionar às gentes locais e a todo o público a hipótese de contactarem com diversas formas de expressão musical de forma practicamente gratuita.

A viagem pelo jazz, pelos blues e pelo improviso irá espelhar o espírito do festival, proporcionando aos festivaleiros o acesso a novos sons e abordagens musicais, e dará aos músicos a oportunidade de mostrarem o seu trabalho num novo ambiente. A outra vertente em destaque, e muito elogiada nos dois primeiros anos, será a gastronomia, dando ênfase aos produtos da região e da época. Este ano, haverá, ainda, passeios de charrete para dar melhor a conhecer a vila de Manique do Intendente.

Vocacionado para famílias, o Manifestival, tem como factor diferenciador a partilha de uma variedade de sonoridades pouco habituais neste meio rural, e volta a contar com – entre outros – o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.