Após quatro anos de ausência devido à Covid-19, o Festival Internacional de Folclore, Cultura e Artes (FIFCA) está de volta ao Ribatejo de 21 a 25 de Abril, assentando arraiais em Coruche a 23 de Abril por altura do Festival Internacional de Balonismo, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Coruche, o FIFCA e o Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra.

O evento, que soma mais de cem voluntários e seiscentos intervenientes, caracterizando-se por apresentar manifestações etnográficas, culturais e artísticas de vários pontos do globo, traz o mundo a Coruche nesta edição, cuja abertura e o encerramento acontecem ambos em Almeirim, a 21 de Abril no Cineteatro de Almeirim e a 25 de Abril na Arena de Almeirim, respetivamente.

Confirmadas as presenças de três grupos de Portugal (Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, de Coruche; Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique, de Constância, e Rancho Típico de Vila Nova de Cernache, do município de Coimbra), e de comitivas de países como Índia, Bulgária, Paraguai, Timor, Polónia ou Ucrânia, o FIFCA assume-se como muito mais do que um festival de folclore ou dança. O FIFCA é, na prática, um encontro de artes e culturas que se realiza em simultâneo em vários municípios parceiros que colaboram na organização local, proporcionando uma oportunidade única de dar a conhecer as tradições culturais de outros países, e fá-lo com compromisso social junto de lares, centros de dia, creches e escolas. Além das galas de abertura e encerramento em Almeirim, o programa prevê a realização das “Galas das Nações” em Alpiarça, Benavente e, claro, Coruche. As novidades serão reveladas atempadamente pela organização.

Leia também...
Imagem ilustrativa

Incêndio em moradia em Tomar provocou “danos muito graves” na estrutura

O incêndio que deflagrou hoje numa moradia em Tomar destruiu completamente o…

Bispo lamenta que mensagem da “alegria do Natal” contraste com o que se passa em Belém

O bispo de Santarém pediu aos diocesanos que saibam dar “significado” à…

Entroncamento aguarda desde 2020 por processo de classificação da Central Elétrica

O município do Entroncamento é um dos cinco a nível nacional que…

Cineteatro de Rio Maior recebeu a estreia da peça “Asseiceira, Terra de Fé”

O Cineteatro Municipal de Rio Maior recebeu, no dia 20 de Maio,…