A Filstone – Comércio de Rochas, Lda avançou com um processo de despedimento colectivo de 53 pessoas, devido a dificuldades financeiras.

Fonte da comunicação da empresa adiantou que a Filstone “está a passar por algumas dificuldades financeiras, pelo que foi necessário fazer uma reestruturação para evitar uma situação mais complicada”.

Assegurando que a Filstone “não está a passar por qualquer processo de insolvência” e que está a continuar a trabalhar normalmente, a mesma fonte explicou que o mercado chinês, um dos principais clientes da empresa “fechou as portas” durante muito tempo no período da covid-19, o que se reflectiu numa “quebra significativa de vendas”.

Segundo o site da empresa, trabalham na Filstone cerca de 150 pessoas.

A empresa, que se dedica ao setor da pedra natural em Portugal, nasceu em 2002, junto a Alcanede, fixando-se na localidade de Casal Farto, em Fátima.

A Filstone foi obtendo “dimensão e capacidade adequadas para o mercado chinês”, quando iniciou, em 2006, parceria com a Kingstar e, “em três anos, são introduzidos nove novos produtos de diversas pedreiras de calcário português na China”, lê-se na página.

Dois anos mais tarde, na sequência das alterações no negócio de ‘trading’ e cooperativa em Portugal, a empresa adquiriu a pedreira em Casal Farto, Fátima, onde hoje se situa.

“Em março de 2021, e após um novo desafio imposto pela pandemia, a Filstone inaugurou o primeiro Filstone Center, em Yunfu, reforçando a presença dos seus materiais na China”, informa ainda a empresa.

Em julho de 2021, adquiriu uma nova pedreira, em Alpalhão, no concelho de Nisa, alargando a sua área de negócio ao granito.

A Filstone patrocina todos os escalões da formação e equipa sénior de futsal masculina do Sporting Clube de Portugal, entre outros emblemas desportivos.

Leia também...

Caudais lançados no Tejo estabilizaram mas mantêm-se constrangimentos no distrito de Santarém

Os caudais lançados pelas barragens no Tejo estabilizaram, mas, segundo a Proteção Civil, “o escoamento de água será lento”, devido à chuva e à…

Plano Intermunicipal de adaptação às alterações climáticas do Médio Tejo aprovado

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo aprovou, no dia 6 de Junho, o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do…

Festival Nacional de Gastronomia dá a provar iguarias nacionais em Santarém

A 39.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia vai realizar-se de 24 de Outubro a 03 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém,…

Homem detido em Santarém por crimes de violação fica em prisão preventiva

Um homem, de 21 anos, suspeito de vários crimes de violação na forma agravada de uma jovem, actualmente com 15 anos, detido em Santarém…