A Filstone – Comércio de Rochas, Lda avançou com um processo de despedimento colectivo de 53 pessoas, devido a dificuldades financeiras.

Fonte da comunicação da empresa adiantou que a Filstone “está a passar por algumas dificuldades financeiras, pelo que foi necessário fazer uma reestruturação para evitar uma situação mais complicada”.

Assegurando que a Filstone “não está a passar por qualquer processo de insolvência” e que está a continuar a trabalhar normalmente, a mesma fonte explicou que o mercado chinês, um dos principais clientes da empresa “fechou as portas” durante muito tempo no período da covid-19, o que se reflectiu numa “quebra significativa de vendas”.

Segundo o site da empresa, trabalham na Filstone cerca de 150 pessoas.

A empresa, que se dedica ao setor da pedra natural em Portugal, nasceu em 2002, junto a Alcanede, fixando-se na localidade de Casal Farto, em Fátima.

A Filstone foi obtendo “dimensão e capacidade adequadas para o mercado chinês”, quando iniciou, em 2006, parceria com a Kingstar e, “em três anos, são introduzidos nove novos produtos de diversas pedreiras de calcário português na China”, lê-se na página.

Dois anos mais tarde, na sequência das alterações no negócio de ‘trading’ e cooperativa em Portugal, a empresa adquiriu a pedreira em Casal Farto, Fátima, onde hoje se situa.

“Em março de 2021, e após um novo desafio imposto pela pandemia, a Filstone inaugurou o primeiro Filstone Center, em Yunfu, reforçando a presença dos seus materiais na China”, informa ainda a empresa.

Em julho de 2021, adquiriu uma nova pedreira, em Alpalhão, no concelho de Nisa, alargando a sua área de negócio ao granito.

A Filstone patrocina todos os escalões da formação e equipa sénior de futsal masculina do Sporting Clube de Portugal, entre outros emblemas desportivos.

Leia também...

Águas de Santarém dinamiza debate em mais uma edição da AgroGlobal

Na IX edição da AgroGlobal, feira bianual do sector agrícola profissional, – que encontra nova organização e localização no CNEMA, em Santarém, entre os…

Município da Chamusca associa-se à campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”

O Município Chamusca volta a associar-se à campanha solidária de angariação de fundos “Dê troco a quem precisa”, promovida pela Associação Dignitude. A campanha…

José Milhazes, Moita Flores e Fátima Lopes na Feira do Livro de Tomar

É já na próxima semana que começa aquela que será a mais longa edição da Feira do Livro de Tomar, aberta ao público no…

UDS “convoca” atleta dos sub-13 para o jogo dos séniores

A União Desportiva de Santarém “convocou” um adepto especial para o último jogo dos séniores, disputado no domingo, dia 30 no campo Chã das…