“Fiquei fascinado, este ‘mundo’ é incrível e exige um espírito de sacrifício dos atletas”

André Rocha, um jovem de Santarém foi o primeiro ‘menino de pódio’ da Volta a Portugal em Bicicleta, que este ano começou em 31 de Julho e terminou a 11 de Agosto. O facto é inédito pois até à 81ª Volta a Portugal apenas faziam as funções de ‘hospedeiro’ as meninas do ciclismo, que são conhecidas pelos beijinhos no pódio. A ideia de colocar um casal nesta função foi de um dos patrocinadores da Volta a Portugal. André relatou ao Correio do Ribatejo como foi a experiência pelo país fora.

Como surgiu a oportunidade?
A oportunidade surgiu quando uma amiga minha, que também é hospedeira da Volta a Portugal, me disse que a Liberty Seguros estava a querer apostar num casal para entregar o prémio no pódio. Decidi mandar as minhas fotografias para quem coordena a parte dos hospedeiros e fui aceite.

O que destaca desta experiência?
Esta experiência foi incrível, deu-me a oportunidade de conhecer mais um pouco de Portugal, conhecer novas pessoas e também de conhecer mais um pouco o mundo do ciclismo.

Houve muita gente a ir ter consigo?
As pessoas iam falar comigo, perguntar como estava a ser a experiência, tive com alguns amigos, estive com a vice-presidente do município de Santarém que conheço desde criança, a Inês Barroso, foi imediatamente ter comigo, tiramos umas fotos e foi giro voltar a casa nesta circunstância.

Estar num mundo de mulher é de difícil adaptação?
Óbvio que no início estava um pouco envergonhado, só conhecia a minha amiga, mas elas foram muito simpáticas comigo, deixaram-me muito à vontade e naturalmente com o passar dos dias acabei por criar uma relação de amizade muito boa com qualquer uma das meninas presentes.

O que se aprende numa experiência destas? Já conhecia modalidade?
Sim, já conhecia. Mas confesso que não era espectador atento da modalidade. Fiquei fascinado, este “mundo” é incrível e exige um espírito de sacrifício por parte dos participantes da Volta a Portugal.

Esta é uma experiência a repetir no futuro?
Obviamente que se estiverem dispostos a terem rapazes no pódio e se estiverem interessados a que eu trabalhe com eles, repetia esta experiência. Só tenho coisas boas para apontar nestes últimos dias da Volta a Portugal.

Viagem de sonho?
Conhecer a América do Sul, talvez Colômbia.

Musica imprescindível?
Não tenho uma, mas gosto muito das musicas do John Mayer.

Quais os seus hobbies preferidos?
Tocar guitarra, jogar futebol e ginásio.

Se um dia tivesse de entrar num filme que género preferia?
Comédia romântica sem dúvida, têm sempre um final feliz.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS