Esta é a 19ª edição do FITIJ/FITAIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude que se realiza de 01 a 6 de Outubro de 2024, em Santarém.
E é com grande satisfação que, mais uma vez, iremos acolher grupos artísticos de 5 países da Oceania, América do Sul e da Europa que circularão pelos palcos e pelos espaços não convencionais de Santarém e de Almeirim, incluindo as suas escolas: Austrália, Colômbia, Espanha, México, Uruguai e Portugal.
Embora não haja um tema específico enquadrador, o Festival orienta a sua actividade performativa pelas áreas teatrais relacionadas com as Artes de Rua e as Marionetas, como forma de atingir novos públicos que possam ter mais dificuldade nalguma oferta cultural.
Isso acontece nos dois concelhos indicados, quer nos seus cineteatros quer nas suas escolas, através das linhas programáticas Artistas vão à escola e FITIJ’Além. Por outro lado, a rua é também um palco privilegiado para a apresentação de outros espectáculos para jovens e famílias, com destaque para o Largo do Seminário, com os bares nocturnos que lhe dão outro enquadramento:
– a Austrália vai estar, pela primeira vez, no FITAIJ com um espectáculo de fogo, com números singulares e muito premiados, em que um actor scalabitano apresenta também o seu primeiro espectáculo de fogo.
– da Colômbia contamos com um espectáculo de trapézio, segundo a técnica de corda e suspensão capilar, para além dos clowns de Espanha (pela segunda vez) e do México, que defenderão a sua arte pelas escolas do concelho.
– do Uruguai chegam 2 espectáculos de marionetas, de uma Companhia muita premiada, com uma linguagem estética inovadora que, por certo, encantará os apreciadores desta arte;
– dos portugueses, o leque é variado entre o teatro, o clown e as marionetas enriquecendo este Festival com as suas histórias para os mais novos e suas famílias…
– Assinala-se também o espectáculo musical, pelo alunos e professores do Conservatório de Música de Santarém que se apresentam para celebrar o Dia Mundial da Música.
Este ano também as parcerias foram alargadas e fazem também deste Festival um sinal de que, deste modo, é possível caminhar com objectivos comuns, sem perder a autonomia de cada parceiro: Cineclube de Santarém, Conservatório de Música de Santarém, W Shopping, Caneta 100 Borracha – Associação Cultural, Festival Acaso – Leiria, Museu Diocesano, AMA – Movimento Aberto, Município de Almeirim, Círculo Cultural Scalabitano, APPACDM e Jornal Correio do Ribatejo.
Neste âmbito registamos mais uma vez que os responsáveis das estruturas educativas, a norte do concelho, continuam a escolher que os seus discentes não tenham oportunidade de aproveitar outro tipo de oferta artística, como aquela que é feita pelo FITAIJ, curiosamente nos locais onde o acesso à cultura é mais raro.
A área de Formação mantém a área das Artes Plásticas, para as idades dos 3 aos 17 anos, através da oferta pictórica do Projeto VikArte – sob orientação da artista Viktoria Sydorenko.
A Arte Urbana está a cargo dos formandos do projecto RAS#7, organizado pelo CCRS, grupo formativo de experimentação plástica que prepararam uma intervenção de rua para interpelar os passantes scalabitanos.
São estes os momentos por que passa o FITAIJ24 num ano de características incomuns, como que a anunciar os 20 anos que se assinalarão em 2025…
… bons espectáculos e marcamos encontro no próximo ano….
Viva o Teatro!
Nelson Ferrão
Fique a conhecer a Programação:
FITAIJ 2024
PROGRAMA
Austrália, Colômbia, Espanha, México, Uruguai e Portugal
1 de Outubro, terça-feira
ABERTURA
Dia Mundial da Música
19h00 – Isabelinha: A Joaninha sem Pinta – Musical
50 min. Teatro Sá da Bandeira. Maiores de 3 anos.
Conservatório de Música de Santarém – Portugal
Esta peça conta a história de uma joaninha muito especial e a forma como, com a ajuda de vários amigos, supera um conjunto de particularidades que a tornam diferente das outras joaninhas. A música assume um papel importante em toda esta história, já que é através da arte dos sons que a joaninha encontra força para ultrapassar os obstáculos com que se depara. é também através da música que descobre a sua própria forma de se expressar.
Parceria com Conservatório de Música de Santarém.
2 de Outubro, quarta-feira
Kit Parassimpático – Clown
40 min. Maiores de 3 anos.
Companhia de Teatro Mnemos – Portugal
Bicas e Becas são dois personagens que tentam ultrapassar todas as etapas, fazendo uso da imaginação e da lógica. Quando enfrentam emoções complicadas recorrem ao Kit Parassimpático, uma caixa “milagrosa” que contém objectos que ajudam a enfrentar as situações. Formas que são facilmente identificáveis pelas crianças desde muito cedo. Assim como recorremos aos materiais recicláveis para a construção do cenário, elas facilmente podem ser inspiradas a construir os seus próprios brinquedos. Passam por todas as emoções básicas e é com a alegria que a peça termina. Duas personagens clownescas brincam e descobrem a alegria, o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa e a raiva.
Artistas vão à escola
9h15 e 11h00 – Escola Alexandre Herculano – Turmas Oficina de Teatro.
14h15 – EB Mergulhão.
ImprovisArte – Comédia física/malabares/Improvisação.
EL NOPALITO – México.
30 a 40 min. Maiores de 3 anos.
Espectáculo baseado na improvisação e na interacção do momento, o que significa que cada show é único e imprevisível, trazendo todos para a acção teatral.
O actor utiliza o seu corpo como ferramenta para comunicar emoções e contar histórias, criando um diálogo silencioso que quebra as barreiras linguísticas.
Em resumo, a expressão corporal é um elemento chave do espectáculo, que deixa todos com um sorriso no rosto…
09h15 – Cine Teatro de Almeirim – Fitij Além.
11h15 – EB Amiais de Cima, Abrã – Artistas vão à escola.
A Boa Sentença do Sultão – Marionetas e sombras.
Alma dArame – Portugal
30 min. Maiores de 3 anos.
Hoje em dia, a infância continua com as suas fragilidades e a sofrer as consequências destas, pelo que faz sentido usar a marioneta como um instrumento privilegiado de comunicação com a criança, através do Teatro de Sombra.
É uma técnica, com a ajuda de um retroprojector, que tem a capacidade de emocionar e interagir com a criança, mantendo a abertura para um ambiente inter-geracional, em que se promove o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas e do seu crescimento.
A peça parte de alguns textos dedicados à infância, publicados por Guerra Junqueiro, em 1877, que compreendeu e deu a compreender a necessidade de investir no universo infantil, através de uma pedagogia lúdica e de liberdade que harmonize a criança com a natureza, despertando o seu estado de razão sem esterilizar o seu espírito livre e criador.
Hora 14h00 – EB Pernes, no Teatrinho da Música Nova (SMUP).
A Princesa e o Sapo – o Musical – Teatro Musical
Grow up Produções – Portugal
45 min. Maiores de 3 anos.
Melodiana, uma Princesa com um feitio e um penteado bastante particulares, naufraga numa ilha que julga ser deserta. Para sua surpresa encontra mais um náufrago que por ali habita há anos. Até aqui, o cérebro real ainda conseguiu acompanhar, mas tudo muda a partir do momento em que está a falar com um cogumelo.
Será que está a alucinar ou aquela ilha é um mundo diferente do que estamos habituados?
Vamos viver esta aventura com a Princesa Melodiana e ver se ela consegue encontrar o seu príncipe encantado?
Temas pertinentes: Amizade, Sinceridade, Perdão, Igualdade e Inclusividade.
9h15 – Centro Escolar Sacapeito (Artistas vão à escola).
11h30 – Cine Teatro de Almeirim (Fitij Além).
Cinema
21h30 – Teatro Sá da Bandeira. Maiores de 14 anos. Parceria com CineClube de Santarém.
Manga d’Terra (96’) – de Basil da Cunha (PT/Sui) 2023
Rosa, 20 anos, deixou Cabo Verde para se instalar na Reboleira, um bairro pobre de Lisboa. Trabalha num bar para enviar dinheiro para os filhos. Presa entre o assédio dos mafiosos e a violência policial quotidiana, Rosa tenta encontrar consolo no seio das mulheres da comunidade. Mas o seu verdadeiro escape é a música…
2720 / (24’44’’) – de Basil da Cunha (PT) 2023 (curta)
Um bairro clandestino na Reboleira acorda com a notícia de uma violenta rusga policial, que aconteceu na noite anterior. Camila, uma menina de 7 anos, parte em busca do irmão, Igor. Ao mesmo tempo, Jysone apressa-se para ir para o trabalho. Está à procura de alguém que lhe possa dar boleia, mas por entre os becos do bairro, vai-se cruzando com amigos e conhecidos, que o atrasam ainda mais. O destino dos nossos dois protagonistas vai acabar por se cruzar da pior forma…
Dia 3 de Outubro, quinta-feira
ImprovisArte – Comédia física/malabares/Improvisação.
EL NOPALITO – México.
9h15 – EB Pereiro (Artistas vão à escola).
11h15 – Centro Cultural Fazendas de Almeirim – Almeirim (Fitij Além).
14h15 – JI do Choupal e EB Combatentes (Artistas vão à escola).
A Princesa e o Sapo – o Musical – Teatro Musical.
Grow up Produções – Portugal.
9h15 – Centro Cultural Fazendas de Almeirim – Almeirim (Fitij Além).
14h15 – EB Leões – Santarém (Artistas vão à escola).
Cucko in Love – Clown Teatro.
Francis Quirós – Espanha
60 min. Maiores de 10 anos.
No Restaurante de Cucko está tudo preparado para a grande sessão. O humor e o amor juntaram-se para resolver o namoro entre os jovens através duma refeição num restaurante.
De forma descontraída, são abordados temas das relações entre os jovens numa viagem por todas as emoções que conformam o jogo do amor e da imaginação de Cucko.
Um espectáculo para todos, onde o amor e o desamor são o motor de uma história cheia de humor, dramas, risos, choro e muito spaghetti, em que Cucko tem uma estreita interacção com o público. Encontrará ele o amor?
11h15 – EB Febo Moniz – Almeirim (Fitij Além).
15h00 – ETPR – Escola Técnica Profissional do Ribatejo (Artistas vão à escola).
Parceria com o 29.º Festival ACASO – Leiria.
Passos Longos – Marionetas.
Coriolis Teatro de Objectos – Uruguai.
21h30 – Teatro Sá da Bandeira – 50 min. Maiores de 10 anos. Bilhete: 4€.
Uma mulher e 3 vestidos transformam-se em cena segundo 3 momentos da vida de uma personagem. Sensibilidade transversal de temas profundos e comuns, do poético ao humor mais ácido: a vida a dois, a velhice e os laços pessoais, através de uma linguagem original que quebra os moldes da comunicação tradicional. Espectáculo de experimentação e inovação do teatro de objectos: marionetas de boca e objectos, objectivação do corpo, bem como montagem e desmontagem a partir de algo tão simples como um vestido ou uma folha de papel.
Grupo e artista premiados em diversos países da Europa, América Latina e Canadá.
4 de Outubro, sexta-feira
A Princesa e o Sapo – o Musical – Teatro Musical.
Grow up Produções – Portugal.
10h30 – Colégio Valle dos Príncipes (Artistas vão à escola).
14h15 – EB S. Domingos (Artistas vão à escola).
TRAPOS – Marionetas de mesa
Coriolis Teatro de Objectos – Uruguai.
11h00 – Teatro Sá da Bandeira – 45 min. Maiores de 3 anos.
Esta bonita peça, sem texto, desenrola-se à volta de um banco de jardim, ao longo das estações do ano. É aí que 3 personagens idosas e um cão sem escrúpulos participam em situações em que pretendem viver em harmonia (ou não).
Como enquadramento desta situação de problemas e conflitos simples existe um outro maior, presente em toda a obra: o envelhecimento (situação que está sempre a acontecer desde que nascemos!).
Os mais velhos e o cão tentam evitá-lo, fugir dele e ignorá-lo para continuarem com os seus desejos; fica evidente a fragilidade humana, os costumes, os hábitos, o gosto pelas pequenas coisas, a raiva, a amizade, a solidão, a tolerância, o humor e a música…
Grupo e artista premiados em diversos países da Europa, América Latina e Canadá.
Tirem os carros da Cidade – Teatro.
Teatro Fantasia / APPACDM – Portugal
35 min. Maiores de 3 anos.
14h00 – EB Gançaria – (Artistas vão à escola).
Esta história é dedicada ao público mais jovem e junta a fantasia e a diversão, com a preocupação pelo bem-estar ambiental, pelo ar que respiramos.
Era uma vez, uma velha cidade invadida pelos ratos e em que um rapazinho, com a sua flauta encantada, levou-os a todos a afogarem-se no rio. Fala-se também de uma cidade invadida pelos automóveis. Estes existem nas ruas, nos passeios, nas praças. Os habitantes estão revoltados!
Temos que fazer alguma coisa pela nossa cidade!
Fire Redemption / Redenção de Fogo
Gabriel Palhais – Portugal
21h30 – Largo do Seminário – Santarém.
Os vários efeitos de fogo apresentam uma história envolvente, em que o malabarismo com fogo, cuspidelas de fogo e manipulação de chamas mostram o personagem preso pelas chamas ardentes do passado. Cada movimento, cada chama dançante, conta a história de uma alma envolta na culpa e na dor, transformando-a num veículo de redenção… e algo surpreendente acontece…
(Parceria com Caneta 100 borracha – Associação Cultural).
THE FIRE NINJA / Ninja de Fogo / Circo / Fogo.
Chris Blaze – Austrália
21h45 – Largo do Seminário, Santarém. 45 min. Maiores de 3 anos.
A grande emoção de Fire Ninja, Em Santarém, o maior espectáculo de fogo de alta energia ao estilo de qualquer ninja Mundial!
Este espectáculo está repleto de fogo de alta energia e performances que irão deixar-nos sem fôlego.
A partir dos primeiros momentos ficamos surpreendido com as competências de classe mundial apresentadas, desde a impressionante capacidade de apresentar bolas de fogo até ao devorador de fogo… uma experiência inesquecível difícil de encontrar.
Espectáculo com sete prémios internacionais
Parceria com o 29.º Festival ACASO – Leiria.
5 de Outubro, sábado (feriado)
EnXamula – Santarém – Portugal.
Jogos, Brinquedos e Robertos.
11h00 – Jardim da República, Santarém. 90 min. Maiores de 3 anos.
Animação de rua, para famílias, com gigantones e jogos tradicionais, despertando o espanto e a boa disposição, pela dimensão dos personagens.
Rir até cair / Clown
Palhatiko – Portugal
15.30h – Museu Diocesano de Santarém – 45 min. Maiores de 3 anos.
Um palhaço muito trapalhão que traz consigo truques de magia surpreendentes, malabarismo cativante e uma dose extra de interacção com o público, que será convidado a participar activamente, ajudando em truques de magia, sendo voluntário para um desafio de malabarismo ou apenas para dar uma “ajudinha”.
Parceria com Museu Diocesano de Santarém / VIII Mostra Doces Conventuais e Artes do Claustro.
Colombo em Apuros – As Aventuras e Desventuras do Navegador – Teatro.
Neurónio Dormente / Paulo Patrício / Portugal.
16h30 – Jardim de S. Domingos. 35 min. Maiores de 3 anos.
De forma divertida são narradas as emocionantes histórias do famoso navegador. Um boneco do Cristóvão Colombo, cuidadosamente manipulado pelo actor Paulo Patrício, anima o público numa jornada cheia de descobertas e aventuras.
Em cada paragem, Colombo e Ernesto, o seu fiel companheiro de viagem, interagem com os espectadores, compartilhando com humor, emoção e música, algumas histórias das suas viagens, sonhos de novas expedições e curiosidades sobre a sua vida. As crianças e os adultos são convidados a participar activamente, tornando-se parte integrante da narrativa, em que o som assume um papel de relevo.
ARA – Aéreos, corda e suspensão capilar.
Andrea Rios – Colômbia.
21h30 – Largo do Seminário, Santarém. 45 min. Maiores de 3 anos.
ARA é um espectáculo de circo contemporâneo que liga as linguagens do teatro e da dança com técnicas de acrobacia aérea (multicordas e suspensão capilar).
É uma experiência sensorial entre a força feminina, o voo e a poesia do movimento.
É a história de uma mulher pássaro que quer voar, libertando-se das amarras que lhe foram impostas e das que ela própria criou. Terá de enfrentar os seus medos, despertar os seus instintos e conectar-se com a sua força feminina interior, através do contacto com os seus antepassados e com a natureza.
As mulheres dos povos indígenas e as defensoras do território irão guiá-la ao longo do seu caminho.
Parceria com o 29.º Festival ACASO – Leiria.
6 de Outubro, domingo
Quem és tu… Alice? – Teatro.
Veto Teatro Oficina & Academia de Teatro do CCS – Portugal.
16h00 – Círculo Cultural Scalabitano – 50 min. Maiores de 6 anos.
…”se eu pudesse, no meu mundo tudo mexia; parava o tempo nos momentos mais engraçados da nossa vida.
As pessoas tinham bocas grandes para beijarem, tinham os braços muito compridos para abraçar os amigos…” QUEM ÉS TU?…Alice
FORMAÇÃO
Workshop de pintura para crianças e jovens
Projecto VikArte
5 de Outubro, sábado, 15h00
AMA Associação Movimento Aberto / ex-Campo da Feira (CEIC) | 3 – 17 anos.
Inscrições: TM 918171951.
FLASHMOB
Animações imprevistas: Marsuppianee, Human’art e EnXamula.
Dias 2, 3 e 4 de Outubro – W Shopping, Santarém.
Entrada livre.
ARTE URBANA
“Sementes Luminosas”
RAS#7
1 a 6 Outubro
Instalação
Organização CCRS
Calçada 66 – junto ao W Shopping.