A Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) desconvocou hoje um protesto agendado para sábado, 27 de Junho, em vários pontos do país, contra as políticas do Governo para a tauromaquia, devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado, a ANGF explica que adiou o protesto que estava agendado, “pelo menos”, em 20 localidades de Portugal continental e nos Açores, devido à “realidade e aos números” da pandemia, que têm “piorado” nos últimos dias.

“Apesar de estarmos a ser injustiçados e discriminados, queremos em primeiro lugar proteger os nossos concidadãos. Não queremos pôr em risco ninguém”, lê-se no documento.

A ANGF alerta, no entanto, que os agentes tauromáquicos não vão ficar “parados”, à espera de que a “ditadura do gosto” seja “ilegalmente imposta” pelo Governo.

“Assim e, não restando outra alternativa, reagiremos pelos meios judiciais tidos por adequados à protecção intransigente da nossa causa – cultura – pelo modo mais eficaz e célere, no cumprimento escrupuloso da lei, bem como na defesa da sua justa aplicação. E não vamos ficar por aqui”, acrescenta.

Face aos números de novas infecções com o vírus da covid-19 que as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo apresentam nesta altura, a ANGF decidiu “alterar a data” do protesto, para “um dia o mais próximo possível”.

“Os portugueses contam connosco para lutar por esta expressão cultural tão nossa, tão portuguesa. Mas também contam connosco no combate à pandemia, desde o início e até ao fim. E o Governo, para além da nossa solidariedade no combate à pandemia, conta com a nossa luta pela forma discriminatória como a tauromaquia tem sido tratada”, lê-se no comunicado.

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) e a Inspecção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) já apresentaram as medidas para a reabertura das praças de toiros, no âmbito da pandemia da covid-19, mas o sector tauromáquico continua descontente com o plano traçado, principalmente, com as lotações estipuladas para a realização dos espectáculos.

Leia também...

CNEMA faz balanço positivo da Feira Nacional da Agricultura salientando que certame alcançou um “novo patamar”

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) fez um balanço positivo da 56.ª Feira Nacional da Agricultura, que hoje termina em Santarém,…

Escola Agrária de Santarém de luto por morte de docente vítima de acidente de viação

A Escola Agrária de Santarém está de luto pela morte do professor António Gomes, que faleceu vítima de acidente de viação na passada segunda-feira,…

Governo vai declarar situação de alerta a partir de sexta-feira

O Governo vai declarar a situação de alerta a partir de sexta-feira devido ao risco elevado de incêndio florestal para os próximos dias, anunciou…

Homem detido por tráfico de droga

Os militares da GNR do Posto Territorial de Tramagal, concelho de Abrantes, detiveram um homem de 24 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes,…