A Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) desconvocou hoje um protesto agendado para sábado, 27 de Junho, em vários pontos do país, contra as políticas do Governo para a tauromaquia, devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado, a ANGF explica que adiou o protesto que estava agendado, “pelo menos”, em 20 localidades de Portugal continental e nos Açores, devido à “realidade e aos números” da pandemia, que têm “piorado” nos últimos dias.

“Apesar de estarmos a ser injustiçados e discriminados, queremos em primeiro lugar proteger os nossos concidadãos. Não queremos pôr em risco ninguém”, lê-se no documento.

A ANGF alerta, no entanto, que os agentes tauromáquicos não vão ficar “parados”, à espera de que a “ditadura do gosto” seja “ilegalmente imposta” pelo Governo.

“Assim e, não restando outra alternativa, reagiremos pelos meios judiciais tidos por adequados à protecção intransigente da nossa causa – cultura – pelo modo mais eficaz e célere, no cumprimento escrupuloso da lei, bem como na defesa da sua justa aplicação. E não vamos ficar por aqui”, acrescenta.

Face aos números de novas infecções com o vírus da covid-19 que as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo apresentam nesta altura, a ANGF decidiu “alterar a data” do protesto, para “um dia o mais próximo possível”.

“Os portugueses contam connosco para lutar por esta expressão cultural tão nossa, tão portuguesa. Mas também contam connosco no combate à pandemia, desde o início e até ao fim. E o Governo, para além da nossa solidariedade no combate à pandemia, conta com a nossa luta pela forma discriminatória como a tauromaquia tem sido tratada”, lê-se no comunicado.

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) e a Inspecção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) já apresentaram as medidas para a reabertura das praças de toiros, no âmbito da pandemia da covid-19, mas o sector tauromáquico continua descontente com o plano traçado, principalmente, com as lotações estipuladas para a realização dos espectáculos.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…