A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior dispõe de três ofertas formativas em agricultura biológica, comércio e em turismo rural, que irão arrancar em Setembro. Aumentar as competências e promover a empregabilidade na região são os intuitos da Associação.

Executar as operações culturais de preparação, manutenção e fertilização do solo, protecção das plantas, rega e colheita, segundo os princípios do modo de produção biológico é o objectivo da formação em operador agrícola, vertente agricultura biológica. Com o de operador agrícola, na área do comércio pretende-se que os formandos consigam realizar as funções necessárias à produção e comercialização agrícola. Já com o de turismo rural é mais virado para actividades na exploração, atendimento e acolhimento personalizado a clientes de turismo de habitação, turismo rural ou de agro-turismo.

Cada curso tem a duração de 300 horas, em horário laboral, e são destinados a desempregados e a beneficiários do Rendimento Social de Inserção. Os formandos terão direito a bolsa de formação, subsídios de alimentação e transporte, podendo assim complementar o seu apoio social.

Os interessados em participar nestas formações, desenvolvidas no âmbito do POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego, do Fundo Social Europeu (FSE), devem inscrever-se no sítio na Internet da TAGUS (www.tagus-ri.pt) ou dirigirem-se à sua sede, situada no antigo edifício do GAT – Gabinete de Apoio Técnico, junto ao IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional de Abrantes.

Reforçar o apoio à pequena agricultura, contribuir para o rejuvenescimento do tecido social das zonas rurais e dar resposta às necessidades de recursos humanos qualificados para o sector mais relevante da economia local, a agricultura, são as finalidades das acções de formação da TAGUS.

Leia também...

Dona de lar que manteve idosa morta em quarto começa a ser julgada

O Tribunal de Santarém começa a julgar, quarta-feira, dia 02 de Fevereiro, a proprietária de um lar ilegal em Torres Novas, acusada de manter…

Imprensa Cristã contra não publicação nos jornais regionais de candidaturas ao Portugal 2030

 A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) aprovou um voto de protesto pela publicação do decreto-lei que dispensa da publicação obrigatória nos jornais…

Apresentado estudo prévio para requalificação da N1 em Asseiceira

Estão dados os primeiros passos para a tão desejada requalificação da antiga N1 dentro de Asseiceira. Um compromisso do executivo municipal liderado por Filipe…

AgriEmpreende com ecossistema académico e empresarial gerou 72 ideias de negócio

A primeira sessão de geração de ideias de negócio teve lugar na Escola Superior Agrária de Santarém. Juntou alunos e professores daquela instituição académica,…