João Rodrigues, fotógrafo natural de Torres Novas, é um dos 100 finalistas do “Wildlife Photographer of the Year”, a maior e mais antiga competição de fotografia de natureza do mundo, organizada e produzida pelo Museu de Historia Natural de Londres.

O fotógrafo especializado em ecossistemas marinhos levou a concurso a foto intitulada ‘Where the giant newts breed’, que apresenta o retrato de duas salamandras num lago temporário do famoso fenómeno ‘Mar de Minde’.

“No mar de Minde, ocorre um fenómeno em Invernos de forte precipitação: uma floresta submersa acolhe comunidades de anfíbios. Nas águas sombrias, um casal de salamandras-de-costelas-salientes nada entre a vegetação abraçado, momentos após a cópula”, descreve João Rodrigues.

O fotógrafo ribatejano foi o único português premiado ao conseguir ficar entre as 100 imagens finalistas deste concurso com 58 anos de história a nível global.

João Rodrigues

A mesma fotografia foi também distinguida anteriormente no ‘Underwater Photographer of the Year’, um dos mais prestigiados concursos de fotografia subaquática do mundo.

A fotografia deste fenómeno natural vai agora acompanhar a exposição “Wildlife Photographer of the Year”, irá viajar para mais de 20 países e ser vista por mais de 2 milhões de visitantes.

Os vencedores da edição 2021 foram anunciados na passada terça-feira, 12 de Outubro, e estiveram a concurso mais de 50 mil fotografias de 95 países do mundo.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…