A União de Freguesias de São Vicente Paul e Vale Figueira inaugurou, esta terça-feira, dia 25, pelas 18h00, na sede do Jornal Correio do Ribatejo, em Santarém, a exposição “nosso Tejo, nosso Alviela…”.

A exposição da União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira mostra o que os Rios Tejo e Alviela já foram no passado e aquilo que são na actualidade. O objectivo da exposição segundo a organização é o de demonstrar “o que estes cursos de água proporcionaram em tempos passados, em que ponto estão presentemente, e o potencial tremendo que detêm”.

A exposição reflecte quem “em tempos idos”, trabalhou, veraneou e vivenciou “o prazer da água fresca na pele, pescou, fez desporto, aprendeu a nadar, retirou sustento e alimento” de ambos os rios – Alviela e Tejo. Hoje em dia, o cenário é bem diferente e a água “corre escura e com mau cheiro”, é “um fio” e os jacintos invadem-na devido ao “alto teor de poluição”.

A iniciativa pretende demonstrar que o ecossistema naquele rio está “asfixiado, que não se nada, não se brinca, não se vive, e que essencialmente não se vive o Tejo nem o Alviela”.

“Estão moribundos, os nossos Rios, Rios com um potencial estrondoso para as nossas gentes, para o Ribatejo, para Portugal, para o desenvolvimento”, referem Susana Branco, presidente da Assembleia e Ricardo Costa, presidente da União de Freguesias, no desdobrável que serve de suporte documental à exposição.

O mesmo panfleto termina com um alerta: “pedimos novamente, sem desistência mas com toda a firmeza, a todas as entidades envolvidas na problemática a responsabilidade e a responsabilização pelo estado destes Rios”.

Leia também...

Festival de Filosofia de Abrantes regressa em modo digital com desafio para pensar as cidades

As cidades de hoje e as problemáticas do mundo actual são o…

Círculo Cultural Scalabitano abre oficina de Teatro e Artes Plásticas

O Círculo Cultural Scalabitano vai concretizar “a breve trecho” a criação de…
Foto de arquivo

Gravações inéditas de Mário Viegas levadas para a guerra, descobertas e editadas

Várias gravações inéditas de Mário Viegas, feitas em 1969 para um médico…

Exposição mostra rostos dos opositores dos acontecimentos de Fátima

As figuras que se opuseram aos acontecimentos de Fátima em 1917 vão…