FOTOS | Inaugurada terceira sala do futuro no concelho de Santarém

A Escola Básica 2,3 Mem Ramires inaugurou na sexta-feira, 5 de Julho, a Sala do Futuro, no âmbito dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE.

Esta nova sala do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado é a terceira a ser inaugurada nas escolas do concelho de Santarém. A primeira escola do concelho a receber uma sala deste tipo foi a EB 2,3 Alexandre Herculano e a segunda foi a Escola Básica de Alcanede aquando da comemoração dos 25 anos da instituição.

O projecto vai ser implementado em 19 agrupamentos de escolas dos dez municípios da CIMLT: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos e Santarém, com o objectivo de proporcionar à comunidade escolar um ambiente educativo inovador, inspirado no “Future Classroom Lab, projeto da European Schoolnet, rede europeia dos Ministérios da Educação”.

PUBLICIDADE

A Sala do Futuro permite o desenvolvimento de autonomia, tanto para os alunos como para o próprio professor, a aprendizagem multidisciplinar, o reforço da autoconfiança e a utilização de múltiplas tecnologias, tais como computadores híbridos, quadros didácticos, cadeiras e mesas articuladas que permitem dispor a sala de aula de formas distintas e mediante as necessidades de aprendizagem dos alunos, Kits de robótica, equipamento de áudio e vídeo e mesa interactiva.

Estes espaços, tecnologicamente ricos, possuem, entre outros equipamentos: computadores, tablets, quadros e mesas interactivos, máquinas de filmar, robots e impressoras 3D. No que toca ao ambiente formativo, a sala do futuro divide-se em seis áreas distintas: Interagir, Apresentar, Investigar, Criar, Desenvolver e Partilhar.

As Salas do Futuro têm como objectivos, “a motivação dos alunos, a prevenção do abandono escolar e a melhoria das aprendizagens”, implementadas no âmbito do PiiCiE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, promovido pela CIMLT.

A Sala do Futuro foi inaugurada por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, Vereadora da Educação da Câmara de Santarém, Pedro Ribeiro, Presidente da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo E Manuel Lourenço, Director do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, alunos e professores e entidades civis e militares.

O presidente e a vice-presidente do Município de Santarém, Ricardo Gonçalves e Inês Barroso, respectivamente, aproveitaram o último acto público de Manuel Lourenço, director do Agrupamento de Escolas Ginestal Machado, para prestar homenagem ao professor que agora está de saída da direcção.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS