FOTOS | Inaugurada terceira sala do futuro no concelho de Santarém

A Escola Básica 2,3 Mem Ramires inaugurou na sexta-feira, 5 de Julho, a Sala do Futuro, no âmbito dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE.

Esta nova sala do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado é a terceira a ser inaugurada nas escolas do concelho de Santarém. A primeira escola do concelho a receber uma sala deste tipo foi a EB 2,3 Alexandre Herculano e a segunda foi a Escola Básica de Alcanede aquando da comemoração dos 25 anos da instituição.

O projecto vai ser implementado em 19 agrupamentos de escolas dos dez municípios da CIMLT: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos e Santarém, com o objectivo de proporcionar à comunidade escolar um ambiente educativo inovador, inspirado no “Future Classroom Lab, projeto da European Schoolnet, rede europeia dos Ministérios da Educação”.

A Sala do Futuro permite o desenvolvimento de autonomia, tanto para os alunos como para o próprio professor, a aprendizagem multidisciplinar, o reforço da autoconfiança e a utilização de múltiplas tecnologias, tais como computadores híbridos, quadros didácticos, cadeiras e mesas articuladas que permitem dispor a sala de aula de formas distintas e mediante as necessidades de aprendizagem dos alunos, Kits de robótica, equipamento de áudio e vídeo e mesa interactiva.

Estes espaços, tecnologicamente ricos, possuem, entre outros equipamentos: computadores, tablets, quadros e mesas interactivos, máquinas de filmar, robots e impressoras 3D. No que toca ao ambiente formativo, a sala do futuro divide-se em seis áreas distintas: Interagir, Apresentar, Investigar, Criar, Desenvolver e Partilhar.

As Salas do Futuro têm como objectivos, “a motivação dos alunos, a prevenção do abandono escolar e a melhoria das aprendizagens”, implementadas no âmbito do PiiCiE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, promovido pela CIMLT.

A Sala do Futuro foi inaugurada por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, Vereadora da Educação da Câmara de Santarém, Pedro Ribeiro, Presidente da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo E Manuel Lourenço, Director do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, alunos e professores e entidades civis e militares.

O presidente e a vice-presidente do Município de Santarém, Ricardo Gonçalves e Inês Barroso, respectivamente, aproveitaram o último acto público de Manuel Lourenço, director do Agrupamento de Escolas Ginestal Machado, para prestar homenagem ao professor que agora está de saída da direcção.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS