FOTOS | População do Canal simulou situação de emergência em caso de incêndio

A população da localidade do Canal, na freguesia de Abrã, realizou no passado sábado dia 6 de Abril, um simulacro “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”. A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Santarém, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Junta de Freguesia da Abrã e com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Pernes.

A população aderiu em massa a este exercício, onde após o toque do sino como sinal de fogo, seguiu as instruções que lhes eram indicadas pelo Guia Oficial de Segurança, seleccionado pela Junta de Freguesia de Abrã, e pelas forças de segurança presentes, de forma a testar o aprontamento do dispositivo de resposta a incêndios rurais, a organização interna e capacidade de resposta a emergências deste género.

Desta forma, os habitantes do Canal ficaram a conhecer o ponto de encontro local e quais as medidas a adoptar numa situação de emergência.

PUBLICIDADE

Este tipo de iniciativas, que têm  como objectivo promover acções de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco e medidas de auto-protecção, decorrem no âmbito do programa “Aldeia Segura”, definido na Resolução do Conselho de Ministros nº 157-A/2017, de 27 de Outubro, como um “Programa de Protecção de Aglomerados Populacionais e de Protecção Florestal” destinado a estabelecer “medidas estruturais para protecção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de protecção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio”.


PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS