O Clube de Debate da Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, promoveu hoje, dia 3 de Maio, a terceira edição da iniciativa ‘À Conversa Com…’, juntando o director da Faculdade de Direito da Universidade Católica, Jorge Pereira da Silva e o antigo líder do BE, Francisco Louçã, para uma reflexão acerca do tema “Populismos e Direitos Humanos”.

Ambos reconheceram a pertinência do assunto proposto numa conjuntura inquietante e em que partidos populistas já ocupam a cadeira do poder e lideram oposições em vários países da EU.

A explosão de forças populistas pelo mundo e a imprecisão com que o termo tem sido usado foram alguns dos pontos abordados pelos conferencistas que deixaram ainda pistas para que se possa “combater” este tipo de movimentos.

Para Louçã, o populismo “é uma arma de confusão massiva”, que só poderá ser debelado com “o reforço da democracia”.

*Notícia desenvolvida na Edição de 10 de Maio

Leia também...

Homem ferido com gravidade em acidente com tractor

Um ferido grave é o resultado de um capotamento lateral de um tractor num terreno agrícola no Jardim de Cima, em Santarém. Segundo o…

Marcelo afirma que soube do aparecimento do material de guerra de Tancos pela comunicação social

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou hoje depoimento por escrito como testemunha no caso de Tancos, na sequência de diligência que…

Processo que opõe Diocese de Leiria a Fundação volta ao Tribunal de Santarém

O Tribunal de Santarém inicia quarta-feira, dia 16 de Outubro, um novo julgamento do processo que opõe a Diocese de Leiria-Fátima à Fundação Divino…

Católicos do Sri Lanka queixam-se de visto recusado para visitar Santuário de Fátima

Um padre católico e um grupo de peregrinos do Sri Lanka, que pretendiam visitar este fim-de-semana o Santuário de Fátima, queixaram-se de lhes ter…