O Clube de Debate da Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, promoveu hoje, dia 3 de Maio, a terceira edição da iniciativa ‘À Conversa Com…’, juntando o director da Faculdade de Direito da Universidade Católica, Jorge Pereira da Silva e o antigo líder do BE, Francisco Louçã, para uma reflexão acerca do tema “Populismos e Direitos Humanos”.

Ambos reconheceram a pertinência do assunto proposto numa conjuntura inquietante e em que partidos populistas já ocupam a cadeira do poder e lideram oposições em vários países da EU.

A explosão de forças populistas pelo mundo e a imprecisão com que o termo tem sido usado foram alguns dos pontos abordados pelos conferencistas que deixaram ainda pistas para que se possa “combater” este tipo de movimentos.

Para Louçã, o populismo “é uma arma de confusão massiva”, que só poderá ser debelado com “o reforço da democracia”.

*Notícia desenvolvida na Edição de 10 de Maio

Leia também...

Igreja de São João de Alporão vai para obras

A obra de Requalificação do Museu de São João de Alporão vai ser adjudicada à empresa In Situ, Conservação de Bens Culturais, Unipessoal, Lda.,…

Festival de Estátuas Humanas de Santarém embeleza ruas do Centro Histórico

Pela primeira vez, as ruas Serpa Pinto e Guilherme de Azevedo, em Santarém, são ocupadas por estátuas vivas para a primeira edição do Festival…

Surto em lar de Abrantes que originou 11 mortes dado como extinto

O surto de covid-19 que começou em 29 de outubro no Centro Social do Pego, no concelho de Abrantes, e motivou 11 mortes foi…

GNR recupera baterias furtadas no valor de mais de mil euros

A GNR recuperou, no dia 19 de Novembro, seis baterias de veículos pesados que haviam sido furtadas num estaleiro, em Benavente. Segundo o Comando…