A Confederação do Desporto de Portugal conferiu no dia 1 de Fevereiro de 2023, no decorrer da 26.ª Gala do Desporto de Portugal, realizada no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, diplomas de mérito e reconhecimento a Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche (CMC), e a Pedro Bessa, que se sagrou campeão europeu de pesca desportiva em Coruche, em Junho de 2022. A noite de festa e celebração premiou aquilo que o desporto português fez de melhor no último ano.
Francisco Oliveira recebeu, em nome da edilidade, o prémio de mérito desportivo “Personalidade do Ano” sob proposta da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva. O Presidente viu serem-lhe reconhecidos méritos pela «aptidão visionária» na criação das infraestruturas necessárias à prática da pesca desportiva em Coruche, «oferecendo concretamente às disciplinas de águas interiores um local de excelência para a sua actividade». Já Pedro Bessa foi reconhecido pelo «elevado mérito» dos seus «extraordinários desempenhos desportivos obtidos em 2022».
Recorde-se que Coruche acolheu, entre 20 e 26 de Junho de 2022, o 26.º Campeonato da Europa de Pesca Desportiva em Água Doce, que reuniu as seleções de 11 países na pista do rio Sorraia. O Europeu terminou com a vitória coletiva da selecção de Inglaterra. A seleção lusa arrecadou a prata e levou dois portugueses ao pódio individual: o campeão europeu Pedro Bessa e o vice-campeão António Marques.
A Autarquia confirma agora a realização dos próximos campeonatos do mundo de pesca em água doce nas categorias jovens U15, U20 e U25, a decorrer no Sorraia entre 5 e 6 de Agosto de 2023.
O Sorraia, apresentado na gala como um rio que «proporciona um cenário de rara beleza para a pesca desportiva», é habitat de variadas espécies, nomeadamente barbos, bogas, carpas, abletes, tainhas e pimpões, tendo-se desenvolvido em toda a zona a pesca artesanal de rio. A riqueza piscícola afirma Coruche como local privilegiado para a prática da pesca desportiva, sendo considerado um dos melhores pesqueiros mundiais.