A Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere está a implementar pela primeira vez o Orçamento Participativo, já com candidaturas abertas, para “envolver os cidadãos na tomada de decisões e na gestão de recursos” públicos, disse o presidente da autarquia.

“É um sinal para a população de que pode, com este instrumento, contribuir na decisão de um projeto que ache que seja benéfico para a freguesia, a nível ambiental ou social, e, num ato participativo e de cidadania democrático, poder sinalizar esse objetivo e depois eleger esse projeto que quer ver concretizado aqui na freguesia”, disse hoje à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere.

Eleito em 2021, o executivo presidido pelo socialista Armando Cotrim deliberou promover pela primeira vez este “instrumento de democracia participativa” que “permite aos cidadãos decidirem sobre uma parte do orçamento executado pela freguesia, sendo o Orçamento Participativo (OP) um “convite a todos os cidadãos a identificar, debater e propor projetos estruturais” para o território.

“É claro que, ao nível da freguesia, a verba que temos disponível neste primeiro orçamento é de três mil euros, não é um valor muito avultado, mas é um sinal que às vezes as coisas pequenas podem ser concretizadas. Mas, mesmo assim, três mil euros já dará para fazer algum projeto interessante”, indicou o autarca.

Armando Cotrim disse ainda esperar projetos a “nível ambiental”, salientando que desde o ano passado Ferreira do Zêzere ostenta “o selo Eco-Freguesia”, galardão que distingue as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade ambiental, sócioeconómica e cultural, simbolizado pela Bandeira Verde.

“Como somos também Eco-Freguesia, esperamos que as pessoas possam ter essa oportunidade a nível ambiental e possam também surgir projetos nesse sentido e que nos valorize também como Eco-Freguesia, uma vez que somos uma das poucas freguesias no distrito com este selo”, acrescentou.

Atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias foi entregue a Ferreira do Zêzere em 2023, sendo relativo às ações, projetos e atividades realizadas pela freguesia durante o biénio 2021/22.

O processo de candidaturas no âmbito do OP da Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere, que vai premiar com três mil euros o projeto mais votado, decorre até 15 de março, com as normas a indicarem a sua implementação até final do ano 2024.

Dirigido a maiores de 16 anos, residentes e recenseados na freguesia de Ferreira do Zêzere, bem como a todas as instituições com residência fiscal na freguesia, a implementação do OP visa “aprofundar os vários mecanismos de participação que vão para além do quadro da democracia representativa, pelo envolvimento e pela participação ativa dos cidadãos e das forças vivas da freguesia na gestão do bem público”.

Para Armando Cotrim, os mecanismos de Orçamento Participativo “são uma excelente experiência de participação cidadã, fomentando o debate e a interação entre os cidadãos fora do quadro da sua representação institucional”, permitindo também aos eleitos “compreenderem melhor os anseios das populações”.

Leia também...

Máscara na rua deixa de ser obrigatória

Mas é recomendada em algumas situações.

Câmara Municipal e Ecoedifica assinaram auto de consignação para obras de requalificação da Escola Secundária do Cartaxo

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, que assinou…

População de Rio Maior dá contributos para a estratégia de desenvolvimento do concelho

A Câmara Municipal de Rio Maior realizou, entre os dias 19 e…

Freguesia de Alcanhões recebe apoio financeiro Municipal para adquirir mobiliário urbano

O Município de Santarém reforça a importância e o papel fundamental que…