Marta Mendes, irmã na Congregação da Aliança de Santa Maria, morreu no passado domingo, 17 de Maio, na sequência de uma hemorragia cerebral ocorrida numa missa, em Fátima.
Segundo a Congregação, a irmã sofreu uma hemorragia cerebral, no dia 13 de Maio, durante a celebração eucarística, enquanto lia um texto da sua autoria.
Marta Mendes, de 35 anos de idade e natural de Guimarães, pertencia à Congregação da Aliança de Santa Maria, desde 1 de Janeiro de 2006, tendo professado os seus votos perpétuos no dia 21 de Novembro de 2015, em Fátima.
Marta era licenciada em Ciências Religiosas, pela Universidade Católica Portuguesa, e encontrava-se, actualmente, a terminar o Mestrado em discernimento vocacional e acompanhamento espiritual, na Escola de Formadores de Salamanca. Actualmente era a Mestra de Noviças e fazia parte do Governo Geral da Aliança de Santa Maria.
As cerimónias funebres realizaram esta terça-feira, 19 de Maio, pelas 14h00, no cemitério de Fátima, e dadas as circunstâncias actuais de pandemia covid-19, só estiveram presentes os familiares próximos e irmãs da congregação.