Os animadores culturais Carla e António Heitor foram na sexta-feira, 7 de Junho, homenageados em Hartford, no estado norte-americano de Connecticut, no âmbito do ‘Dia de Portugal’.

Carla e Heitor foram agraciados por cerca de “três décadas de entrega à promoção da cultura popular portuguesa nos Estados Unidos”. Fundadores do Teatrinho e do Grupo de Jogos Tradicionais ‘O Alfageme’ de Santarém, emigraram, em 1991, para os Estados Unidos onde têm ajudado a promover a cultura portuguesa.

Ao jornal ‘Luso-Americano’, daquela comunidade, Carla Heitor disse ter sido surpreendida com esta distinção: “Uma coisa é reconhecerem-nos aqui em Danbury, onde desenvolvemos grande parte do nosso trabalho. Um reconhecimento a nível do estado, contudo, é algo que realmente muito nos sensibiliza e orgulha”, afirmou.

O casal tem-se envolvido em múltiplos projectos culturais com raízes em Portugal, nomeadamente, no Rancho Folclórico ‘Filhos de Portugal’, e no ‘Grupo Folclórico do Imaculado Coração de Maria’, ambos em Danbury, envolvendo-se desde a primeira hora com a comunidade local. “Criámos uma secção infantil e uma escola de folclore para os mais pequenos”, disse António Heitor ao Jornal ‘Luso-Americano’.

Sempre próximos da área do folclore e das tradições populares, à imagem do que faziam com o grupo ‘O Alfageme de Santarém’, o casal procura ensinar jogos tradicionais e incentivar os próprios ranchos a introduzirem outros elementos no seu repertório que não apenas a dança. “Algo que mostrasse aos americanos que antigamente não era só o folclore que se praticava no ambiente rural. Não era só dança, envolvia muito trabalho,” explica ao mesmo Jornal.

António e Carla têm feito demonstrações e sessões instrutivas na Biblioteca Pública de Danbury, onde exibem instrumentos agrícolas de trabalho e trajes. “A nossa cultura popular pode ser simples, mas é ao mesmo tempo complexa e rica e carece de explicações”, lembra Carla Heitor.

As paradas do ‘Dia de Portugal’ também têm servido, ao longo dos anos, de laboratório para projectos de promoção cultural. Os Heitor chegaram mesmo a criar carros alegóricos com símbolos nacionais, da Torre de Belém à padeira de Aljubarrota, explica o Jornal ‘Luso-Americano’.

Estiveram ainda envolvidos na concretização de um monumento à presença portuguesa em Danbury, instalado em Maio do ano passado, em frente à câmara municipal da localidade. Em seis meses conseguiram cerca de 27 mil dólares para a construção e instalação do monumento, inspirado nos Descobrimentos.

Carla e António sonham em breve regressar a Santarém para reintegrarem os grupos de teatro e de jogos tradicionais que aqui deixaram.

Foto: D.R.

Leia também...

Grupo de Danças e Cantares Ribatejanos trouxe folclore ao Jardim da República

O Grupo de Danças e Cantares Ribatejanos organizou o seu 28º Festival…

Prémio MOTELX de melhor ‘curta’ portuguesa de terror distingue realizador escalabitano

A curta-metragem “O Procedimento”, de Chico Noras, conquistou o Prémio MOTELX –…

José Saramago “regressou” ao Centro Cultural Regional de Santarém

Assinalando os oito anos da morte de José Saramago, foi apresentado um…

Biblioteca Municipal da Chamusca empresta livros em regime de take-away

A Biblioteca Municipal da Chamusca inicia esta segunda-feira, dia 11 de Maio,…