Foto de Ilustrativa
Foto de Ilustrativa

O Fundo Ambiental aprovou as candidaturas a 13 Condomínios de Aldeia no concelho de Abrantes, anunciou a câmara municipal, sublinhando que o programa tem por objectivo “dar apoio e resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta”.

Em reunião de executivo, o presidente da Câmara de Abrantes indicou que os projectos aprovados incidem no norte do concelho, englobando as freguesias de Carvalhal, Fontes, Aldeia do Mato, Souto, Rio de Moinhos e Martinchel, tendo as candidaturas ao Fundo Ambiental, no âmbito do Programa Condomínios de Aldeia, sido submetidas pela Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação e pela Gestiverde – Gestão Rural, Lda, enquanto entidade gestora da ZIF de Aldeia do Mato e Souto.

O Programa Condomínios de Aldeia tem por objectivo “dar apoio e resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta”, apoiando para tal “um conjunto de ações destinadas a assegurar a alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis em redor dos aglomerados populacionais”.

O financiamento máximo ronda os 800 mil euros por beneficiário final e por candidatura, e de até 50 mil euros por cada projeto a desenvolver no Condomínio de Aldeia.

Leia também...

“O BTT em Portugal tem tudo para continuar a evoluir”

Fábio Silva, 34 anos, atleta do Roda Livre Cartaxo Team/Casas do Ambiente, ‘nasceu’ para o BTT há cerca de 10 anos. Começou a praticar…

Presidente da Câmara de Alcanena liderou autarcas no II Encontro da Lusofonia

Por ocasião do II Encontro da Lusofonia, realizado a 18 e 19 de Janeiro, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, o presidente…

Santarém sob aviso amarelo devido a vento forte

Mais de 40 ocorrências foram registadas desde as 00:00 de hoje, a maioria nas regiões do Norte e Centro, devido ao mau tempo, segundo…

Condutores detidos por excesso de álcool aumentaram mais de 26% em 2021

As infracções por condução sob efeito do álcool aumentaram cerca de 10% no ano passado em relação a 2020 e o número de condutores…