“Ganhar as eleições autárquicas de 2025” é o próximo grande desafio para a Federação Distrital de Santarém do PS, que elegeu os novos órgãos, no último sábado, em Ferreira do Zêzere, durante o XXI Congresso da Federação.
Em comunicado, a Federação socialista assegura que “a votação foi expressiva e contou com a participação de 96% dos delegados”.
O recém-eleito presidente da Federação Distrital do PS de Santarém, Hugo Costa, sublinhou que o mandato de 2024-2026 será de enorme exigência: “Vencer nas 12 câmaras e nas mais de 80 freguesias que lideramos é uma prioridade, assim como disputar os municípios onde o PS não lidera. O PS, como já disse, não se candidata a nenhum concelho para perder. Vamos ter uma equipa de coordenação autárquica, de que serei o primeiro responsável”, reiterou durante o Congresso.
Hugo Costa voltou a apelar à necessidade de união interna e abertura ao exterior para que o partido seja capaz de atrair jovens evitando “fechar-se em casulos”.
“Juntos somos mais fortes e esse é o desígnio de sermos e criamos uma verdadeira região com a sua identidade”, frisou.
A melhoria da ferrovia, os investimentos nos acessos rodoviários, o reforço da educação e das respostas sociais, a par de apostas no ambiente e agricultura, serão temas prioritários neste mandato, refere o mesmo comunicado da federação socialista de Santarém.
“Para trilhar esse caminho será necessário combater o populismo”, refere o comunicado, o que só se conseguirá “aproximando as pessoas da política”.
A presidente do Grupo Parlamentar do PS, Alexandra Leitão, que esteve no congresso em representação do PS nacional, assegurou o encerramento dos trabalhos.