Entre as inúmeras candidaturas internacionais, o projecto do GEOTA de reabilitação fluvial com remoção da barreira obsoleta no Alviela, realizada em Vaqueiros/Santarém em Abril do ano passado, foi seleccionado pelo júri, estando integrado entre os três melhores projectos a nível europeu.

A coordenadora do Programa Rios Livres GEOTA, Ana Catarina Miranda, sublinhou que “o sucesso desta intervenção no rio Alviela é fruto das parcerias envolvidas, nomeadamente os Municípios de Santarém e Alcanena e que num curto horizonte temporal vê com boas expectativas a implementação de um Programa Nacional de Restauro”. Ana Catarina Miranda, mencionou ainda que “a possibilidade de vencermos este prémio é inspiradora para as comunidades do Alviela, para Portugal e para a conectividade dos nossos rios”, mas chama a atenção para que “Estamos a competir com dois outros projectos incríveis, realizados em França e na Escócia, e o nosso sucesso depende grandemente da votação do público”.

O projecto mais inspirador e mais votado pelo público receberá um troféu especial e 15.000 euros para o próximo projecto de remoção. O vencedor será anunciado durante a próxima Conferência Free Flow em Groningen, Holanda, a 16 de Abril.

A eleição do projecto vencedor decorreu até ao dia 22 de Março.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…