A gestão do hospital de Vila Franca de Xira vai passar para o modelo de entidade pública empresarial, segundo o comunicado divulgado pelo Conselho de Ministros, que aprovou o decreto-lei.

“Perante a iminência da reversão da gestão clínica para a esfera pública, o Hospital fica responsável por desenvolver todas as tarefas necessárias à transição da gestão da esfera privada para a esfera pública e assegurar, a partir do dia 1 de Junho de 2021, a gestão pública do estabelecimento hospitalar. Garante-se assim que a assistência à população que o Hospital de Vila Franca de Xira serve não é afectada”, pode ler-se no comunicado.

A alteração estava já prevista desde uma resolução do Conselho de Ministros em 13 de Fevereiro de 2020, que então mandatou “a área governativa da Saúde para a elaboração do enquadramento jurídico relativo à internalização” daquela unidade hospitalar, ou seja, a passagem para a esfera pública.

No entanto, ficou também definido que a passagem do hospital de Vila Franca de Xira para a esfera pública só iria acontecer no final do contrato de parceria público-privada em vigor.

Leia também...

CHMT reforça equipa de especialistas de Neurologia e Medicina Interna

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu na manhã desta segunda-feira, 30 de Agosto, Telma Elias, especialista em Medicina…

Adesão ao programa de lanches saudáveis de Almeirim aumenta 90%

O programa “Lanches Saudáveis” já tem 190 alunos aderentes, um aumento de 90 por cento no número de participantes desde que o programa foi…

Exposição do projecto INcluir assinala Dia Mundial da Saúde Mental em Santarém

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai assinalar, de 09 a 15 deste mês, o Dia Mundial da Saúde Mental com uma exposição de…

Hospital de Santarém com urgências “congestionadas” pede desvio de doentes até às 24:00

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) pediu ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) o desvio de doentes urgentes até às 24:00 de…