A FlixBus deixará de operar, a partir desta quinta-feira, 27 de Novembro, no Terminal Rodoviário de Santarém, informou hoje a empresa em comunicado.
As partidas e chegadas dos autocarros do operador alemão irão passar a realizar-se na paragem dos autocarros urbanos situada na Avenida General Marquês Sá da Bandeira, junto à igreja.
De acordo com a nota informativa, a mudança deve-se à falta de autorização do terminal para receber novas linhas FlixBus de e para Santarém, por alegada falta de capacidade, “o que tem impedido a FlixBus de aumentar a sua oferta na região”, afirma a empresa.
“Infelizmente, esta foi a única solução possível para garantir mais e melhor oferta de viagens FlixBus aos habitantes de Santarém. A anterior entidade gestora do terminal e, mais recentemente, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, a nova proprietária da infraestrutura, não concederam a respetiva autorização de paragem no terminal, obrigatória para o lançamento de novas linhas na cidade”, afirma Tiago Cavaco Alves, diretor das operações da FlixBus em Portugal, citado no comunicado.
O responsável sublinha ainda que o atual modelo de gestão do terminal contraria a legislação aplicável.
“Além de não cumprir o Regulamento 3/2025, que define regras claras de acesso e repartição de capacidade nos interfaces e terminais de transporte público, a atitude adotada compromete o direito dos operadores a um acesso transparente, equitativo e não discriminatório. Mais grave do que isso, penaliza os passageiros, ao limitar a oferta de mobilidade partilhada na região e forçá-los a utilizar uma paragem que, naturalmente, não oferece os mesmos níveis de conforto e serviços”, acrescenta.
A saída do terminal permitirá à FlixBus “reforçar a sua presença na cidade”, com novas ligações previstas já no início do próximo ano, adianta o operador alemão.
Atualmente, a empresa assegura ligações nacionais de Santarém para Torres Novas, Tomar, Abrantes, Castelo Branco, Figueira da Foz, Coimbra, Porto e Lisboa.

