A FlixBus deixará de operar, a partir desta quinta-feira, 27 de Novembro, no Terminal Rodoviário de Santarém, informou hoje a empresa em comunicado.

As partidas e chegadas dos autocarros do operador alemão irão passar a realizar-se na paragem dos autocarros urbanos situada na Avenida General Marquês Sá da Bandeira, junto à igreja.

Avenida General Marquês Sá da Bandeira

De acordo com a nota informativa, a mudança deve-se à falta de autorização do terminal para receber novas linhas FlixBus de e para Santarém, por alegada falta de capacidade, “o que tem impedido a FlixBus de aumentar a sua oferta na região”, afirma a empresa.

“Infelizmente, esta foi a única solução possível para garantir mais e melhor oferta de viagens FlixBus aos habitantes de Santarém. A anterior entidade gestora do terminal e, mais recentemente, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, a nova proprietária da infraestrutura, não concederam a respetiva autorização de paragem no terminal, obrigatória para o lançamento de novas linhas na cidade”, afirma Tiago Cavaco Alves, diretor das operações da FlixBus em Portugal, citado no comunicado. 

 O responsável sublinha ainda que o atual modelo de gestão do terminal contraria a legislação aplicável.

“Além de não cumprir o Regulamento 3/2025, que define regras claras de acesso e repartição de capacidade nos interfaces e terminais de transporte público, a atitude adotada compromete o direito dos operadores a um acesso transparente, equitativo e não discriminatório. Mais grave do que isso, penaliza os passageiros, ao limitar a oferta de mobilidade partilhada na região e forçá-los a utilizar uma paragem que, naturalmente, não oferece os mesmos níveis de conforto e serviços”, acrescenta.

 A saída do terminal permitirá à FlixBus “reforçar a sua presença na cidade”, com novas ligações previstas já no início do próximo ano, adianta o operador alemão.

Atualmente, a empresa assegura ligações nacionais de Santarém para Torres Novas, Tomar, Abrantes, Castelo Branco, Figueira da Foz, Coimbra, Porto e Lisboa.

Leia também...

Constância recebe exposição de Wallace Vieira

Um olhar inusitado sobre Constância é o título da exposição de pintura de Wallace Vieira, que vai estar patente na Biblioteca Municipal Alexandre O’…

Tomar celebrou 862 anos da fundação com o regresso das cerimónias presenciais

O Município de Tomar comemorou ontem os 862 anos da fundação do castelo templário por D. Gualdim Pais, data que este ano voltou a…

Feira Mostra de Mação regressa para cinco dias de festa com enfoque na floresta

A edição deste ano da Feira Mostra de Mação, que decorre entre 28 de junho e 02 de julho, vai ter a floresta como…

Maestro Martim Tavares ministra curso breve sobre música e literatura em Torres Novas

Com o mote “O livro aberto da arte”, o maestro Martim Sousa Tavares vai ministrar um curso breve sobre música e literatura, entre março…