O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Santarém apreendeu uma arte de pesca destinada à captura ilegal de enguia, espécie “Anguilla anguilla”, no passado dia 9 de Fevereiro, no concelho do Cartaxo.

Em comunicado, o Comando Territorial de Santarém refere que a rede, com cerca de 30 metros, foi “retirada da água tendo sido verificado que no seu interior se encontravam exemplares desta espécie de enguia”, e acrescenta que este tipo de rede “frequentemente utilizadas para a captura ilegal de meixão são também, extremamente lesivas para a fauna existente, devido às suas características”.

“A enguia europeia, ”Anguilla anguilla”, na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução devido à pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie, pelo que todos os espécimes foram devolvidos ao seu habitat natural”, pode ler-se.

Leia também...

Caminhada solidária para ajudar “Guerreira Maria Clara”

A caminhada solidária a favor de Maria Clara realiza-se a 21 de…

CCDR Centro submete candidatura de escola superior de Abrantes ao Fundo de Transição Justa

A autoridade gestora do Programa Regional do Centro (Centro2030) anunciou que vai…

Seniores Vitorianos regressam aos triunfos com goleada

No passado domingo, os vitorianos receberam a Casa do Benfica em Golegã,…

Motorista de São Vicente do Paul dá boleia a Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República iniciou ao final da manhã desta segunda-feira, 21…