O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém detectou, no dia 26 de Dezembro, descargas ilegais de efluentes pecuários para linhas de água nas localidades de Arrouquelas e Assentiz, no concelho de Rio Maior.

Segundo o Comando Territorial de Santarém, foram realizadas várias acções de fiscalização a duas empresas de agro-pecuária que se dedicam à criação de gado bovino e suíno. Na sequencia da fiscalização foi apurado que existiam escorrimentos para linhas de água de efluentes pecuários dos chorumes e lagoas de decantação onde se encontravam, os quais tinham sido potenciados pela precipitação dos últimos dias.

A GNR elaborou dois autos de contra-ordenação ambiental às duas entidades fiscalizadas, tendo sido remetidos à Inspecção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

Leia também...

PS pede ao Governo medidas urgentes para despoluição do rio Nabão

O grupo parlamentar do PS recomendou hoje ao Governo a promoção de medidas urgentes que assegurem o financiamento da despoluição do rio Nabão, que…

Alviela sofre novo episódio de poluição

A população de Vaqueiros, no concelho de Santarém, está a alertar para mais uma situação de poluição no rio, que está a deixar as…

Abrantes alarga abastecimento de água a 70% da população a partir de Castelo do Bode

Mais de 70% da população do concelho de Abrantes passou a ser abastecida de água a partir da albufeira de Castelo do Bode, um…

Projeto Tejo diz ser “a solução” para problema da água, ambientalistas querem alternativas

O Projeto Tejo – Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste “é a solução” para resolver o problema da falta de água,…