O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém detectou, no dia 26 de Dezembro, descargas ilegais de efluentes pecuários para linhas de água nas localidades de Arrouquelas e Assentiz, no concelho de Rio Maior.

Segundo o Comando Territorial de Santarém, foram realizadas várias acções de fiscalização a duas empresas de agro-pecuária que se dedicam à criação de gado bovino e suíno. Na sequencia da fiscalização foi apurado que existiam escorrimentos para linhas de água de efluentes pecuários dos chorumes e lagoas de decantação onde se encontravam, os quais tinham sido potenciados pela precipitação dos últimos dias.

A GNR elaborou dois autos de contra-ordenação ambiental às duas entidades fiscalizadas, tendo sido remetidos à Inspecção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

Leia também...

Movimento pelo Tejo alerta para ressurgimento de focos de poluição no rio

O Movimento pelo Tejo alertou esta terça-feira, 2 de Junho, para o regresso das “águas negras poluídas” ao rio Tejo, tendo instado o Ministério…

Nova conduta melhora abastecimento de água em Samora Correia

A Águas do Ribatejo (AR), está a concluir a obra de substituição da conduta de abastecimento que atravessa a Rua Cândido de Oliveira, em…

Qualidade da água de Rio Maior distinguida pela ERSAR

A Câmara Municipal de Rio Maior foi distinguida com o prémio “Qualidade exemplar de água para consumo humano” atribuído pela ERSAR, Entidade Reguladora dos…

Aquanena concluiu 1ª fase de higienização dos reservatórios de água no concelho de Alcanena

A Aquanena concluiu com êxito a primeira fase da campanha de higienização dos reservatórios de água para consumo humano, que decorreu no período de…