O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém detectou, no dia 26 de Dezembro, descargas ilegais de efluentes pecuários para linhas de água nas localidades de Arrouquelas e Assentiz, no concelho de Rio Maior.

Segundo o Comando Territorial de Santarém, foram realizadas várias acções de fiscalização a duas empresas de agro-pecuária que se dedicam à criação de gado bovino e suíno. Na sequencia da fiscalização foi apurado que existiam escorrimentos para linhas de água de efluentes pecuários dos chorumes e lagoas de decantação onde se encontravam, os quais tinham sido potenciados pela precipitação dos últimos dias.

A GNR elaborou dois autos de contra-ordenação ambiental às duas entidades fiscalizadas, tendo sido remetidos à Inspecção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

Leia também...

“Guarda-rios” do Tejo regressam para acabar com impunidade dos poluidores

O ministro do Ambiente apresentou na quarta-feira, 4 de Setembro, em Abrantes os cinco novos vigilantes da natureza que vão fiscalizar e monitorizar os…

Instalação de marco de incêndio suspende abastecimento de água em Salvaterra de Magos

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo vai proceder à instalação de um marco de incêndio na Av. Dr. Roberto Ferreira da Fonseca, o que…

Nova ETAR vai servir 18 mil habitantes em Samora Correia

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) trata os efluentes da freguesia de Samora Correia que inclui a cidade e as povoações do Porto Alto e dos Arados.

FOTOS | Peixes e aves mortos devido a descarga poluente no Alviela

Uma descarga poluente matou animais, incluindo peixes e aves, como patos, no rio Alviela, alertou esta quinta-feira, 26 de Março, o presidente da Junta…