O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém detectou, no dia 26 de Dezembro, descargas ilegais de efluentes pecuários para linhas de água nas localidades de Arrouquelas e Assentiz, no concelho de Rio Maior.

Segundo o Comando Territorial de Santarém, foram realizadas várias acções de fiscalização a duas empresas de agro-pecuária que se dedicam à criação de gado bovino e suíno. Na sequencia da fiscalização foi apurado que existiam escorrimentos para linhas de água de efluentes pecuários dos chorumes e lagoas de decantação onde se encontravam, os quais tinham sido potenciados pela precipitação dos últimos dias.

A GNR elaborou dois autos de contra-ordenação ambiental às duas entidades fiscalizadas, tendo sido remetidos à Inspecção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

Leia também...

Bombeiros de Santarém recolhem 114 toneladas de equipamentos eléctricos usados

13 associações do distrito de Santarém.

Depressão ‘Ellen’ traz chuva e mau tempo à região do Ribatejo

O distrito de Santarém vai ser afectado entre quinta e sexta-feira, 20 e 21 de Agosto, por chuva/aguaceiros associadas à depressão Ellen. Em comunicado,…

Santarém substitui árvores em risco de queda no Jardim da República e Portas do Sol

A Câmara de Santarém vai abater cinco exemplares arbóreos de Tília tomentosa, dois no Jardim das Portas do Sol, e três no Jardim da…

Região hidrográfica do Tejo Oeste com cinco novos vigilantes da natureza

A região hidrográfica do Tejo Oeste vai contar a partir de quarta-feira, 4 de Setembro, com cinco novos vigilantes da natureza, que vão fiscalizar…