O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém detectou, no dia 26 de Dezembro, descargas ilegais de efluentes pecuários para linhas de água nas localidades de Arrouquelas e Assentiz, no concelho de Rio Maior.

Segundo o Comando Territorial de Santarém, foram realizadas várias acções de fiscalização a duas empresas de agro-pecuária que se dedicam à criação de gado bovino e suíno. Na sequencia da fiscalização foi apurado que existiam escorrimentos para linhas de água de efluentes pecuários dos chorumes e lagoas de decantação onde se encontravam, os quais tinham sido potenciados pela precipitação dos últimos dias.

A GNR elaborou dois autos de contra-ordenação ambiental às duas entidades fiscalizadas, tendo sido remetidos à Inspecção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

Leia também...

VN Barquinha anuncia plano de acção ambiental de adaptação às alterações climáticas

A Câmara de Vila Nova da Barquinha anunciou um plano de acção ambiental e identificou as ondas de calor, vagas de frio, fenómenos de…

Águas de Santarém implementa medidas de apoio às IPSS, pequeno comercio e serviços no valor de 400 mil euros

A empresa municipal Águas de Santarém aprovou um pacote de medidas de extraordinárias apoio às IPSS, pequeno comércio e serviços do concelho de Santarém,…

Pronto emissário que permite tratamento dos esgotos domésticos

A Câmara de Constância anunciou a conclusão do emissário que transporta as águas residuais da vila para a Estação de Tratamento de Águas Residuais…

Tomar recebe 9.º Vogar contra a Indiferença em acção pela despoluição do rio Nabão

O movimento proTEJO assinala no dia 17 de Julho, em Tomar, a 9.ª edição do “Vogar contra a indiferença” com uma descida em canoa,…