O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém detectou, no dia 26 de Dezembro, descargas ilegais de efluentes pecuários para linhas de água nas localidades de Arrouquelas e Assentiz, no concelho de Rio Maior.

Segundo o Comando Territorial de Santarém, foram realizadas várias acções de fiscalização a duas empresas de agro-pecuária que se dedicam à criação de gado bovino e suíno. Na sequencia da fiscalização foi apurado que existiam escorrimentos para linhas de água de efluentes pecuários dos chorumes e lagoas de decantação onde se encontravam, os quais tinham sido potenciados pela precipitação dos últimos dias.

A GNR elaborou dois autos de contra-ordenação ambiental às duas entidades fiscalizadas, tendo sido remetidos à Inspecção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

Leia também...

Sessão de Esclarecimento sobre Vespa Asiática no Sardoal

O Município de Sardoal, através do Gabinete de Protecção Civil, Florestal e Bombeiros Municipais, vai realizar uma Sessão de Esclarecimento sobre a Vespa Velutina,…

BE pede medidas para resolver derrames poluentes na Resitejo

Uma das lagoas de lixiviados da Resitejo, no Eco Parque do Relvão, no concelho da Chamusca, abateu e provocou um derrame com volume considerável…

Baixo nível de água no rio Tejo resulta de descargas extraordinárias em barragem espanhola

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse esta quarta-feira, 2 de Outubro, que o baixo nível da água nos rios Tejo e Ponsul resulta…

Abertas candidaturas para constituição de sumidouros de CO2 em Santarém

A quinta edição do projecto Raízes da Sustentabilidade, promovido pela Câmara de Santarém, tem para entregar carvalhos e pinheiros mansos às famílias escalabitanas que…