O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém detectou, no dia 26 de Dezembro, descargas ilegais de efluentes pecuários para linhas de água nas localidades de Arrouquelas e Assentiz, no concelho de Rio Maior.

Segundo o Comando Territorial de Santarém, foram realizadas várias acções de fiscalização a duas empresas de agro-pecuária que se dedicam à criação de gado bovino e suíno. Na sequencia da fiscalização foi apurado que existiam escorrimentos para linhas de água de efluentes pecuários dos chorumes e lagoas de decantação onde se encontravam, os quais tinham sido potenciados pela precipitação dos últimos dias.

A GNR elaborou dois autos de contra-ordenação ambiental às duas entidades fiscalizadas, tendo sido remetidos à Inspecção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

Leia também...

Projeto Iniciativa Tejo junta parceiros para uma gestão sustentável da água na Lezíria

 A ONG ANP/WWF apresentou hoje, em Santarém, o projeto Iniciativa Tejo, que vai recolher informação sobre os recursos hídricos da Lezíria do Tejo para…

PSD quer explicações do Governo devido à redução do caudal do Tejo em Santarém

O PSD está preocupado com reduções de caudais do Tejo verificadas na semana passada em concelhos do distrito de Santarém e pretende saber que…

Águas de Santarém aposta nas redes sociais

A empresa Águas de Santarém (AS) está desde sexta-feira, 8 de Janeiro, presente nas principais redes sociais Facebook e Instagram. A actual administração da…

Inscrições abertas para o “Workshop de Técnicas de Engenharia Natural – Do Projecto à Execução”

O Município de Santarém tem a decorrer até dia 15 de Setembro, as inscrições para o Workshop de Técnicas de Engenharia Natural – Do…