GNR detecta infracções no transporte de produtos agrícolas na região de Santarém

A GNR tem detectado, em acções de fiscalização realizadas no distrito de Santarém, “inúmeras irregularidades no acondicionamento e transporte de bens agrícolas a granel”, bem como “graves deficiências mecânicas em muitos veículos” que fazem esse transporte.

Em comunicado, o Comando Territorial de Santarém da GNR refere, em particular, o transporte de uvas, milho, melão, melancia e, especialmente, o tomate, salientando que as infracções perturbam “a segurança rodoviária e a integridade física dos utilizadores da via”.

Entre as infracções mais comuns, aponta a falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, a falta de inspecção periódica obrigatória, irregularidades na iluminação e sinalização, excesso de peso, libertação de detritos na via pública.

PUBLICIDADE

Frisando que as culturas sazonais “têm um peso anual importantíssimo na economia nacional, regional e local” e que “muitos milhares de portugueses e estrangeiros” veem reforçado, nesta actividade, o seu orçamento pessoal e familiar, a GNR afirma que tem estado “empenhada em sensibilizar a população no sentido de mitigar as irregularidades mais comuns”.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS