A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve na quarta-feira, nos distritos de Santarém e Coimbra, três homens suspeitos de simularem acidentes para burlar idosos, obrigando-os a pagar pelos supostos danos nas viaturas, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a GNR adianta que os homens confrontavam as vítimas com a simulação de acidentes de viação, induzindo-as a acreditar que tinham provocado danos nas viaturas.

Coagiam então as vítimas para que lhes entregassem elevadas quantias em dinheiro para fazer face à alegada reparação dos danos no veículo.

“Da investigação, apurou-se que os alvos eram previamente selecionados, em razão da sua idade, tratando-se de vítimas especialmente vulneráveis”, indica a guarda.

Existiram casos em que os suspeitos se deslocavam às residências das vítimas, onde executavam furtos, durante os quais subtraíram dezenas de milhares de euros.

No seguimento da ação foi dado cumprimento a dois mandados de detenção, assim como três mandados de busca domiciliária e quatro em veículos, tendo sido detido um terceiro suspeito por posse de arma proibida.

No decorrer da ação, foram apreendidos 3.045 euros em numerário, um revólver, três armas de fogo, 87 munições de vários calibres e dois telemóveis.

Dois dos homens, com 18 e 25 anos, foram detidos por burla qualificada e o terceiro de 23 anos por posse de arma proibida.

Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Braga, para aplicação das medidas de coação.

Leia também...

Bispo de Leiria-Fátima alerta para necessidade de se reparar a Igreja abalada pela corrupção

O bispo de Leiria-Fátima pediu hoje a intercessão de São Francisco Marto “para curar as feridas da humanidade, ‘dilacerada por tantas formas de violência’,…

Iniciativas nas escolas sensibilizam para igualdade de género

As escolas do primeiro ciclo do Entroncamento estão a dinamizar em diferentes espaços, ao longo de toda a semana, sessões de sensibilização para a…

Montijo – A Exaltação da Corrida à Portuguesa

No decurso desta temporada de efectiva retoma da actividade tauromáquica, que, contudo, ainda está longe da normalidade pré-pandémica, têm-se realizado excelentes corridas de toiros,…

Remoção de barreiras fluviais obsoletas bate novos recordes em 2022

Pelo menos 325 barreiras fluviais obsoletas foram removidas na Europa em 2022, um novo recorde, segundo um relatório da organização “Dam Removal Europe”. A…