Imagem ilustrativa

A GNR de Rio Maior identificou um homem suspeito de ter agredido, sábado, um imigrante que ficou ferido com gravidade, caso que motivou um “ajuntamento” de cerca de 90 concidadãos da vítima em frente ao posto da guarda.

Em declarações à Lusa, Pedro Reis, o porta-voz do comando territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana (GNR), disse que o agressor, um cidadão natural do concelho, de 34 anos, está referenciado como sofrendo de esquizofrenia, tendo sido feita participação ao Ministério Público, o que tranquilizou os concidadãos da vítima que se concentraram domingo, 28 de Abril, junto ao posto.

A vítima, um imigrante indiano de 37 anos, com ferimentos no rosto, foi transportada para o hospital depois da agressão, que ocorreu cerca das 19:30 de sábado no Jardim Municipal de Rio Maior, disse a fonte, adiantando que está ainda a ser apurado se o sujeito usou algum objecto.

Também contactada pela Lusa, a presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, afirmou que este foi um caso isolado, salientando que existe uma boa integração dos cerca de 400 cidadãos estrangeiros que vivem e trabalham no concelho.

A autarca afirmou que, tendo em conta o número de imigrantes no concelho, foi realizada recentemente uma reunião com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, no sentido de aferir se não existem situações de ilegalidade, sublinhando o trabalho que tem vindo a ser realizado pelo gabinete local de apoio ao imigrante.

Segundo a autarca, a grande barreira à integração tem sido a língua, uma vez que muitos destes cidadãos não falam nem português nem inglês.

Isaura Morais adiantou que os imigrantes que se têm instalado no concelho trabalham em empresas da zona, sobretudo na panificação, mas também em restaurantes, e têm trazido as famílias.

Além das crianças que frequentam as escolas do concelho, existem neste momento três turmas de ensino de português para estrangeiros, disse, adiantando ter existido, antes deste incidente, um contacto da embaixada da Índia para uma reunião com o município, que ainda não se concretizou.

Leia também...

PSP e GNR fiscalizam veículos de duas rodas para prevenir sinistralidade

A PSP e a GNR vão aumentar a fiscalização e sensibilização, a partir de hoje e até 13 de Julho, dos veículos de duas…

Câmara de Benavente com orçamento de 25,9 ME em 2020 “dedicado ao investimento”

A Câmara de Benavente vai ter em 2020 o seu maior orçamento de sempre, 25,9 milhões de euros, valor que, com o saldo esperado…

Hospitais do Médio Tejo proíbem visitas a doentes em internamento e nas urgências

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) reforçou as medidas para contenção do Covid-19 com suspensão imediata de todas as visitas aos doentes no…

Jovem de Santarém está desaparecida desde sexta-feira. Família e autoridades pedem ajuda

ACTUALIZAÇÃO Jovem aparece cinco dias depois do desaparecimento Ana Margarida Dias, de 15 anos de idade, está dada como desaparecida desde sexta-feira, dia 7…