A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar, durante o mês de Outubro, em todo o país, a operação “Censos Sénior 2019” que visa identificar a população idosa que vive sozinha ou isolada.

Segundo a GNR, esta operação vai actualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações.

A GNR vai realizar um conjunto de acções de sensibilização, junto das pessoas idosas em situação vulnerável, através de contactos pessoais e de actividades em sala, com vista à adopção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente, em situações de violência, de burla, furto em residência e ainda prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool.

Durante a operação, os militares da GNR vão também divulgar os programas “Apoio 65 – Idosos em Segurança” e “Residência Segura”, que permitem recolher os elementos necessários para a elaboração de um mapa, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projecto.

De acordo com a GNR, esta “identificação geográfica torna assim mais eficaz as acções de patrulhamento e a vigilância dos militares, traduzindo-se numa resposta policial mais célere”.

Na edição de 2018 da operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 45.563 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, devido à sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar a sua segurança em causa.

“As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro”, refere a GNR em comunicado.

Em 2018, o maior número de idosos identificados a viver sozinhos ou isolados foi no distrito de Vila Real (4.515), seguido da Guarda (4.008), Viseu (3.776), Beja (3.715), Bragança (3.385), Faro (3.165) e Portalegre (3.156).

Em Lisboa foram identificados 1.138 idosos a viver sozinhos e isolados e no Porto 1.168.

Desde 2011, ano em que se realizou a primeiro operação dos “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a actualizar a base de dados geográfica, “proporcionando assim um melhor apoio à população idosa”.

Leia também...

Trabalhadores da distribuição dos CTT de Rio Maior em greve de cinco dias

Trabalhadores do centro de distribuição dos CTT em Rio Maior, iniciaram hoje uma greve de cinco dias, reivindicando a contratação urgente de mais pessoas…

Testes de antigénio começam a ser utilizados nas ARS na próxima semana

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou ontem que a utilização dos testes rápidos de antigénio para diagnóstico do novo coronavírus vai arrancar na…

Pai Natal desfila pelas ruas de Santarém no próximo domingo

Santarém vai receber a Parada de Natal sobre Rodas, no próximo domingo dia 13 de Dezembro, entre as 10h00 e as 12h00 e das…

Novos casos de covid-19 em Santarém, Entroncamento e Torres Novas

O distrito de Santarém registou esta terça-feira, 12 de Maio, sete novos casos positivos de covid-19. Os novos casos registados nas últimas 24 horas…