A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou na quinta-feira, 15 de Outubro, um reforço do patrulhamento e fiscalização ao cumprimento das normas e medidas associadas à declaração da situação de calamidade por causa da pandemia de covid-19.

A GNR vai orientar os militares para o patrulhamento e visibilidade policial para os locais de maior circulação e propícios ao ajuntamento de pessoas, como as escolas, superfícies comerciais e outras áreas afectas a actividades de lazer, refere a Guarda em comunicado. A GNR relembra que a concentração de pessoas foi reduzida para um máximo de cinco.

Os militares vão também monitorizar o “cumprimento das medidas em vigor através do reforço da informação e de acções de sensibilização, não deixando de actuar com firmeza, quando necessário”.

Para além do regime contra-ordenacional em vigor, a GNR recorda ainda que a violação do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência, assim como o não acatamento de uma ordem legítima do militar da Guarda para fazer cessar uma infracção neste âmbito.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quarta-feira novas medidas para travar o aumento do número de casos de covid-19, entre as quais a situação de calamidade para todo o território nacional, que se manterá pelo menos até final do mês.

O Governo vai ainda tentar tornar, através de um projecto-lei, que o parlamento torne obrigatória em contexto laborar e escolar a aplicação StayAway Covid.

Leia também...

PSP apreende armas e droga a casal

Um homem de 25 anos e uma mulher de 34 anos foram detidos pela PSP, no dia 14 de Outubro, com armas e drogas…

Detido por homicídio de mulher é também suspeito de ferir acompanhante

O homem detido esta segunda-feira, 18 de Fevereiro, na sequência do homicídio de uma mulher na Golegã é igualmente suspeito de tentativa de homicídio do…

Salvaterra de Magos aprova orçamento de 12,6 milhões de euros para 2020

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou na quarta-feira, 30 de Outubro, por maioria, com os votos a favor dos eleitos do PS…

Azambuja rejeita de novas competências da Administração Central

A Assembleia Municipal de Azambuja, reunida em sessão extraordinária no passado dia 25 de Janeiro, deliberou rejeitar a transferência, em 2019, do conjunto de…