A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou na quinta-feira, 15 de Outubro, um reforço do patrulhamento e fiscalização ao cumprimento das normas e medidas associadas à declaração da situação de calamidade por causa da pandemia de covid-19.

A GNR vai orientar os militares para o patrulhamento e visibilidade policial para os locais de maior circulação e propícios ao ajuntamento de pessoas, como as escolas, superfícies comerciais e outras áreas afectas a actividades de lazer, refere a Guarda em comunicado. A GNR relembra que a concentração de pessoas foi reduzida para um máximo de cinco.

Os militares vão também monitorizar o “cumprimento das medidas em vigor através do reforço da informação e de acções de sensibilização, não deixando de actuar com firmeza, quando necessário”.

Para além do regime contra-ordenacional em vigor, a GNR recorda ainda que a violação do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência, assim como o não acatamento de uma ordem legítima do militar da Guarda para fazer cessar uma infracção neste âmbito.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quarta-feira novas medidas para travar o aumento do número de casos de covid-19, entre as quais a situação de calamidade para todo o território nacional, que se manterá pelo menos até final do mês.

O Governo vai ainda tentar tornar, através de um projecto-lei, que o parlamento torne obrigatória em contexto laborar e escolar a aplicação StayAway Covid.

Leia também...

Suspeito de violência doméstica detido com mais 900 munições de armas

A PSP do Entroncamento deteve um homem, de 54 anos de idade, por ser suspeito do crime de violência doméstica. A detenção do suspeito…

Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas apresentou PNAID na CIMLT

O Governo já emitiu meia centena de estatutos de Investidor da Diáspora e prevê realizar em Dezembro uma ‘banca interna’ para incentivar portugueses radicados…

Homem morre em Mação em acidente de trabalho em fábrica de madeiras

Um homem de 53 anos morreu hoje de manhã num acidente de trabalho ocorrido numa fábrica de serração de madeiras, em Vale de São…

Três detidos em operação do SEF contra tráfico de pessoas em Almeirim e Alpiarça

Três pessoas foram hoje detidas e cerca de 150 foram sinalizadas numa operação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) contra o tráfico humano,…