A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas em todo o país até ao final do ano para prevenir a criminalidade, em particular os furtos, e situações de tráfico de seres humanos.

Em comunicado, a GNR adianta que durante a operação “Campo Seguro”, que começou na segunda-feira e termina a 31 de Dezembro, irá promover acções de informação e sensibilização junto das comunidades rurais, em especial os agricultores, sobre medidas de prevenção e protecção de furtos como o da cortiça, outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não preciosos.

Na operação e tendo em conta o número de acidentes que envolvem veículos agrícolas (em 2019 foram cerca de 700), a GNR vai também realizar acções de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tractores e máquinas agrícolas, aconselhando para o cumprimento das regras de segurança.

A GNR recomenda atenção especial à manutenção do veículo, às estruturas de protecção, à utilização de acessórios de iluminação e sinalização e à frequência de acções de formação teóricas e práticas

A guarda aconselha ainda o respeito pelos limites do tractor no que diz respeito à sobrecarga e ao transporte de passageiros “à pendura”, que é proibido, a não condução sob o efeito do álcool e a ter cuidados com a fadiga e o excesso de velocidade.

Na operação “Campo Seguro” vão participar nas acções de policiamento de proximidade e de fiscalização, militares dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal.

Para fazer face à criminalidade transfronteiriça, serão efectuadas acções de fiscalização em coordenação com a Guardia Civil espanhola.

Leia também...

Prisão preventiva para antigo polícia suspeito de atear fogo florestal

Um antigo polícia, com cerca de 50 anos, detido na sequência de um incêndio florestal ocorrido perto de Abrantes pelas 20h00 da passada sexta-feira,…

Região do Médio Tejo anuncia redução de 40% nos passes dos transportes ferroviários

Os passes nos transportes públicos ferroviários vão ter uma redução de 40% na região do Médio Tejo, podendo os descontos atingir os 52% em…

Edifício em perigo de queda corta trânsito na Ribeira de Santarém (C/VÍDEO)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=oG6UMSCSd-M&w=640&h=360] O perigo de queda de um edifício devoluto na rua Lourenço de Almeida, na Ribeira de Santarém, levou ao corte do trânsito…

Trabalhos de demolição de prédio voltam a interditar trânsito na Rua João Afonso em Santarém

A Rua João Afonso, no Centro Histórico de Santarém (linha vermelha), volta a estar interdita ao trânsito esta terça-feira, dia 28 de Julho, entre as…