O União Desportiva de Santarém (UDS) venceu na tarde do passado domingo (dia 14) o Benfica e Castelo Branco, por 4-1, com os golos da partida a serem apontados por Ronaldo Coelho, logo aos 15 segundos de jogo, para o Castelo Branco; e por Leandro Alves (14’), Miguel Lopes (grande penalidade) aos 23’, Nhayson (29’) e David Romana (auto-golo) aos 71’, para o UDS.
Com esta vitória o UDS subiu ao topo da tabela classificativa com 27 pontos em 15 jogos, a par do Lusitânia dos Açores que tem os mesmos pontos, mas menos um jogo e mais um do que o Alverca que é agora terceiro com 26.
Com esta goleada a turma Scalabitana ultrapassou a equipa albicastrense quarta classificada, com 25 pontos em 15 jogos.
O resultado mais inesperado desta ronda foi a vitória do Sernache, por 1-0, no reduto do então líder, Alverca B, o que permitiu à turma Scalabitana chegar ao topo da tabela.
Apesar da vitória folgada e merecida, o UDS começou o jogo praticamente a perder, já que uma atrapalhação entre os centrais e o guarda-redes da casa proporcionaram a Ronaldo Coelho o seu oitavo golo no campeonato. O caricato da situação é que tudo aconteceu aos 15 segundos (!) de jogo.
Os albicastrenses agradeceram a ‘oferta’ mas o UDS não tremeu e soube impor o seu futebol, chegando à igualdade logo aos 14’, por intermédio de Leandro Alves através de um forte e colocado remate de fora da área, ao ângulo superior direito da baliza albicastrense. Um golo de levantar um estádio.
A partir daqui só deu União, com o mesmo Leandro a ser rasteirado na área de rigor, aos 22’, tendo Miguel Lopes colocado o UDS em vantagem (2-1).
Numa primeira parte de sentido único, o 3-1 não tardou, noutro bonito momento de futebol concluído por Nhayson, o lateral goleador da turma Scalabitana que rasgou toda a defesa e rematou cruzado para mais um bonito golo.
Na etapa complementar coube à turma da casa segurar a vantagem de dois golos sem que o Castelo Branco criasse situações evidentes de golo.
Assim, foi o UDS que aumentou a parada, à passagem do minuto 71’. Miguel Lopes remata com violência ao poste esquerdo da baliza albicastrense, tendo a bola ressaltado para as costas do guarda-redes visitante David Romana e ultrapassado a linha de golo.
Até ao final da partida o placard manteve-se no 4-1, mas Leonardo Alves teve, aos 89’, uma derradeira oportunidade para aumentar a parada, mas frente ao guarda-redes contrário rematou ao lado do poste esquerdo da baliza adversária.
A arbitragem de Álvaro Santos (AF Aveiro) pecou no capítulo disciplinar, deixando no bolso alguns cartões que se justificavam, para ambos os lados.
No próximo domingo, o UDS desloca-se ao reduto do Peniche (7.º com 20 pontos) que este domingo perdeu no terreno do Marinhense, por 3-0.
A direcção do U. Santarém tem disponível um autocarro para os sócios acompanharem a União a Peniche no próximo domingo, equipa que desde a chegada do técnico Carlos Fernandes ainda não perdeu qualquer ponto: quatro jogos, outras tantas vitórias.