O I Festival do Campino já tem data, sendo realizado no próximo ano, entre os dias 26 a 28 de Abril, na freguesia da Azinhaga, concelho da Golegã.

Este certame terá um carácter anual, sendo um momento de exaltação da cultura tradicional do País e especialmente da freguesia de Azinhaga.

Este projecto está a ser dinamizado em conjunto pelo Município da Golegã e pela Associação Toiro à Corda, pretendendo oferecer aos visitantes momentos como entradas de touros, condução de cabrestos, picaria à vara larga, touro à corda, perícia de campinos, corridas de campinos, mostras de artesanato, tasquinhas e animação noturna, entre outras actividades que podem ser vividas durante os 3 dias de festa.

A Azinhaga tem uma ligação e um currículo ímpar na dedicação à criação de cavalos e à criação de toiros bravos, sendo exemplo disso a Ganadaria de Rafael José da Cunha, que a partir de 1830 criou toiros bravos de casta portuguesa.

A Azinhaga é, também, a terra onde nasceram, viveram e trabalharam ilustres campinos, que nas ganadarias do concelho e noutras por Portugal fora, alimentaram com trabalho e talento as mais relevantes casas agrícolas do nosso país, brilhando em cima do cavalo, perante o toiro bravo.

Estes e outros argumentos são a chave para que se eleve e promova, a nível turístico e cultural, a “Azinhaga, Berço do Campino”.


Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…