Foto: Município de Golegã
Foto: Município de Golegã

O município da Golegã vai acolher o primeiro curso de Técnicas Superiores Profissionais em Turismo Equestre em Portugal, lecionado no Centro de Alto Rendimento de Desportos Equestres (HIPPOS), em parceria com o instituto de ensino superior ISLA Santarém.

O vice-presidente da Câmara da Golegã, Diogo Rosa, afirmou que a criação do curso “surge da necessidade de formação especializada no setor do cavalo” e que a aposta está “enquadrada na estratégia de desenvolvimento do concelho, assente em três pilares: desporto, turismo e formação”.

“Já temos um curso técnico profissional em gestão equina, que é o mais procurado da Escola da Golegã, e fazia sentido dar continuidade com uma oferta de ensino superior”, acrescentou, destacando que a escolha do turismo equestre “responde à procura do mercado e à importância crescente desta área para a economia local”.

O autarca recordou que a Entidade Regional de Turismo “aponta o setor equestre como um dos dois grandes polos de desenvolvimento no Ribatejo, a par do enoturismo” e que “é fundamental estar na linha da frente para garantir profissionais qualificados”.

O curso será lecionado totalmente na Golegã, no distrito de Santarém, com docentes do ISLA, e terá uma forte componente prática.

“Temos as melhores condições do país, com picadeiros, boxes e trilhos, e uma vantagem competitiva: a Golegã tem atividade equestre durante todo o ano, com cerca de 26 eventos anuais, além da Feira Nacional do Cavalo”, sendo a ligação entre teoria e prática “essencial para preparar os alunos para o mercado”, acrescentou Diogo Rosa.

O vice-presidente revelou ainda que está em curso um investimento de 1,18 milhões de euros no Centro de Alto Rendimento, para a construção de um picadeiro coberto com condições para provas e treinos, “uma infraestrutura há muito necessária” e que se conseguiu viabilizar com apoio do Comité Olímpico e da Federação Equestre Portuguesa.

O curso não terá limite máximo de vagas, mas exige um mínimo de 12 alunos para viabilização, referiu Diogo Rosa, que garantiu que “existem soluções de alojamento” e está também prevista a reabilitação do antigo centro de estágio para criar 23 quartos.

“Lançámos o desafio ao ISLA, que percebeu a oportunidade, e estamos a trabalhar para que este ano se abra o primeiro curso”, salientou.

Leia também...

Câmara de Almeirim continua a disponibilizar a ‘Escola Virtual’ aos alunos do 1º ciclo

A Câmara Municipal de Almeirim continua a oferecer gratuitamente aos alunos do primeiro ciclo de escolaridade do concelho a “Escola Virtual”. Esta medida está…

Estudantes do ensino profissional vão ter exames regionais de acesso ao superior

Os estudantes do ensino profissional vão realizar exames regionais na instituição mais próxima da sua área de residência e com o resultado podem candidatar-se…

EPVT promove formações modulares gratuitas

A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) está a realizar, desde Setembro de 2018, formações modulares de 50 horas, em várias áreas. O…

Salvaterra de Magos promove formações

Até 20 de março estão abertas inscrições para a segunda edição dos grupos de pais/ cuidadores, no âmbito do projecto de formação parental “Os…