A vila da Golegã recebe, a partir desta quinta-feira e até domingo, mais uma edição da ExpoÉgua, certame que se propõe “considerar e estimar” as “mães do efectivo equino de todas as raças” criadas em Portugal.

Coincidindo este ano com as comemorações dos 500 anos do foral concedido à Golegã, em 1520, por D. Manuel I, do programa faz parte a XVIII Romaria a São Martinho, peregrinação a cavalo que parte da capela de São Martinho até ao arneiro da feira, “numa expressão de cultura local”, de que se destaca a indumentária dos romeiros, sublinha uma nota do município.

O presidente da Câmara da Golegã, José Veiga Maltez, realça a realização do certame nas últimas duas décadas como uma forma de, no mês que assinala a fertilidade da natureza e a maternidade, demonstrar a “grande deferência dos criadores pelas mães do efectivo equino de todas as raças criadas em Portugal”.

“Considerando-as e estimando-as, o município da Golegã e a Associação Feira Nacional do Cavalo, com as Associações de Criadores, como a APSL e a APCRS, entre outras, vêm elegendo este evento, como o melhor e o mais nobre espaço para as exaltar, para as premiar e para as elevar!”, afirma numa mensagem sobre o certame.

Além das provas equinas, o certame tem este ano, pela primeira vez, uma iniciativa dedicada aos Vinhos do Tejo, mostrando como “o domínio equino” e “o domínio vínico” sempre “se cruzaram e cruzam na região ribatejana”.

Do programa faz ainda parte a apresentação do livro “Do Pensamento ao Poema”, de Manuel da Várzea, que acontecerá hoje ao final da tarde no Palácio do Pelourinho.

Leia também...

Golegã recebe Exposição “Por Cristo, Com Cristo, Em Cristo”

O Município da Golegã, a convite da Diocese de Santarém e em articulação com as Paróquias de Azinhaga, Golegã e Pombalinho, acolhe a exposição…

Livro inspirado na pandemia transmite “esperança num futuro melhor”

“Vírus, Perdigotos e Ajuntamentos” marca a estreia literária de Rui Duarte Coelho. O livro, editado pela ‘5livros’ foi apresentado na passada sexta-feira, 15 de…

Município de Coruche cancela FICOR, Sabores do Touro Bravo e outros eventos até ao final de Junho

A Câmara Municipal de Coruche decidiu, na reunião de executivo, de 1 de Abril, cancelar diversos eventos culturais e desportivos, entre eles a FICOR…

Alcanena quer aliar criatividade, inovação e investigação na Fábrica da Cultura de Minde

A Câmara de Alcanena apresentou o projeto para a Fábrica da Cultura de Minde, antiga unidade têxtil adquirida para aliar criatividade, inovação e investigação,…