A vila da Golegã recebe, a partir desta quinta-feira e até domingo, mais uma edição da ExpoÉgua, certame que se propõe “considerar e estimar” as “mães do efectivo equino de todas as raças” criadas em Portugal.

Coincidindo este ano com as comemorações dos 500 anos do foral concedido à Golegã, em 1520, por D. Manuel I, do programa faz parte a XVIII Romaria a São Martinho, peregrinação a cavalo que parte da capela de São Martinho até ao arneiro da feira, “numa expressão de cultura local”, de que se destaca a indumentária dos romeiros, sublinha uma nota do município.

O presidente da Câmara da Golegã, José Veiga Maltez, realça a realização do certame nas últimas duas décadas como uma forma de, no mês que assinala a fertilidade da natureza e a maternidade, demonstrar a “grande deferência dos criadores pelas mães do efectivo equino de todas as raças criadas em Portugal”.

“Considerando-as e estimando-as, o município da Golegã e a Associação Feira Nacional do Cavalo, com as Associações de Criadores, como a APSL e a APCRS, entre outras, vêm elegendo este evento, como o melhor e o mais nobre espaço para as exaltar, para as premiar e para as elevar!”, afirma numa mensagem sobre o certame.

Além das provas equinas, o certame tem este ano, pela primeira vez, uma iniciativa dedicada aos Vinhos do Tejo, mostrando como “o domínio equino” e “o domínio vínico” sempre “se cruzaram e cruzam na região ribatejana”.

Do programa faz ainda parte a apresentação do livro “Do Pensamento ao Poema”, de Manuel da Várzea, que acontecerá hoje ao final da tarde no Palácio do Pelourinho.

Leia também...

FIFCA Portugal Folk Dance Group distinguido em Festival Internacional na Rússia

O FIFCA Portugal Folk Dance Group, (Grupo de Danças Folclóricas de Portugal), da Associação FIFCA participou no XII Festival Internacional de Folclore INTERFOLK entre…

Câmara de Tomar e Canto Firme de Tomar assinam protocolos de colaboração

A Câmara Municipal de Tomar e a Canto Firme de Tomar – Associação de Cultura celebraram, no dia 8 de Janeiro, dois protocolos de…

‘Como Nossos Pais’, filme de Laís Bodanzky em exibição dia 23 em Santarém

“Rosa, de 38 anos, é uma típica mulher de classe média que se esforça por conciliar a profissão com a vida familiar, mas que…

Vulture of Portugal ao vivo no Teatro Sá da Bandeira

Com uma mistura fresca de grunge, rock e o peso doom os Vulture of Portugal, banda ribatejana, apresentam ao vivo dia 7 de Dezembro,…