A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, esteve na tarde de segunda-feira, 24 de Junho, em Tomar, no âmbito da celebração do Dia Nacional da Pessoa Cigana.

Na sessão que decorreu no auditório do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Rosa Monteiro lançou três novas ferramentas essenciais para a integração das pessoas ciganas, que incidem nas áreas da educação, formação e emprego.

As três ferramentas são as 100 Bolsas de Estudos para o Ensino Secundário – Programa “Roma Educa”, atribuídas já no próximo ano lectivo, concretizando uma das medidas aprovadas na Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), revista no passado de mês de Novembro. Este novo programa reforça a continuidade dos estudos, pós 3.º ciclo, e apoia o sucesso educativo dos/as adolescentes ciganos/as.

O arranque dos projectos do Programa de Inserção Socioprofissional das comunidades ciganas que visa a formação, capacitação e qualificação das pessoas ciganas e a sensibilização de entidades empregadoras para a sua contratação. O programa conta com nove projectos aprovados e é financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego no valor de 1,5 milhões de euros.

A apresentação do Guia que apoia a concepção de novos Planos Locais Integração das Comunidades Ciganas e reflexão sobre os 12 Planos Locais de Integração das Comunidades Ciganas em construção.

O desenvolvimento destes planos decorre de um projecto-piloto, coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e financiado pela Comissão Europeia, que visa promover a intervenção local e a participação democrática das comunidades ciganas, e promover parcerias para desenhar e implementar estratégias de aproximação entre as comunidades ciganas e não ciganas.

Terminada a fase de concepção dos planos, os 12 municípios vão implementá-los, e o guia, elaborado pelo ACM, vai permitir replicar este modelo por mais municípios.

Leia também...

Exposição assinala centenário da construção da Capelinha das Aparições em Fátima

O centenário da construção da Capelinha das Aparições, em Fátima, vai ser…

Maria José Pereira Malaquias celebra 100 anos no Lar de Santo António da Cidade de Santarém

D. Maria José Pereira Malaquias, natural da freguesia de Santa Iria da…

Hugo Costa é o primeiro subscritor de projecto que recomenda tarifa social de acesso à internet

O deputado do PS de Santarém, Hugo Costa, é o primeiro subscritor…

Torres Novas “não tolera violência contra as mulheres”

Duas telas com a inscrição “Torres Novas não tolera a violência contra…