foto: André Espinha

O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, informou hoje no parlamento que os comboios regionais entre Lisboa e Tomar voltarão a circular com seis unidades triplas eléctricas.

Esta manhã, na discussão na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2019, com a presença do governante, foram recordadas queixas dos utentes sobre as condições nas viagens nos comboios regionais entre Lisboa e Tomar.

“Hoje mesmo estarão em circulação, voltarão a estar em circulação seis unidades triplas eléctricas com prioridade exactamente para serviço a Tomar, para precisamente retomarmos a capacidade adequada de serviço”, informou o ministro.

Nos últimos dias têm surgido relatos sobre o “caos” no serviço de comboios regionais na Linha do Norte e no ramal de Tomar, nomeadamente devido à redução do número de carruagens.

Segundo o deputado do BE eleito por Santarém Carlos Matias, “de manhã, na deslocação de Tomar para Lisboa, a partir do Entroncamento, já não há lugares sentados. No regresso, à tarde, o cenário inverte-se: muitas vezes, em Lisboa-Oriente, centenas de passageiros não conseguem entrar em comboios que minutos antes já partiram lotados de Lisboa-Santa Apolónia”.

Também os deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca (eleita por Santarém) e Hélder Amaral já questionaram o ministro do Planeamento e Infra-estruturas sobre se “tem conhecimento do que diariamente se passa nos comboios que ligam Lisboa a Tomar e das situações amplamente denunciadas pelos utentes”.

Os deputados referem notícias que relatam “problemas de sobrelotação, falta de condições e supressões sem aviso prévio de comboios entre Lisboa e Tomar”, bem como as “ininterruptas queixas de utentes desta linha” nas redes sociais e na própria página de Facebook da CP.

Leia também...

Homem em estado grave após agressão com arma branca em Santarém

Um homem de nacionalidade indiana, com cerca de 30 anos, ficou em estado considerado grave na sequência de uma agressão com arma branca, na…

VÍDEO | Cerca de 20 pessoas desalojadas devido ao perigo de derrocada de prédio em Santarém

Cerca de 20 pessoas ficaram desalojadas esta quarta-feira, 15 de Janeiro, após o prédio onde moravam ter sido evacuado por razões de segurança devido…

Crimes contra idosos subiram 26,4% em quatro anos

Os crimes contra pessoas idosas subiram 26,4% nos últimos quatro anos, destacando-se em 2024 as ofensas à integridade física, furtos em casas e a…

Nova associação quer promover olival e azeite das serras de Aire e Candeeiros

A nova Associação para a Promoção do Olival e Azeite de Aire e Candeeiros (APOAC) foi criada por 53 membros fundadores da região, anunciaram…