O deputado do PSD António Costa da Silva criticou o Governo por alegadamente ter cativado este mês cerca de 60% da verba a transferir para a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

“Estamos a falar de um corte de cerca de 60% do orçamento da ERT do Alentejo e Ribatejo”, que corresponde a “um valor altamente inibidor para o desenvolvimento dos projectos” desta entidade, afirmou o parlamentar social- democrata.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, escusa-se a falar sobre o assunto mas o deputado “laranja” referiu que a cativação das verbas do Orçamento do Estado para a ERT do Alentejo e Ribatejo “decorre das cativações que têm sido feitas, nos últimos anos, pelo actual Governo do PS em relação às entidades públicas”.

“Só que a novidade é que este ano o Governo começou mais cedo e começou por uma entidade que tem tido um trabalho muito importante no desenvolvimento da região”, sublinhou, considerando que a dimensão da cativação “é de tal ordem que põe em causa o funcionamento da instituição”.

Costa da Silva assinalou que o Governo “costuma cativar verbas e limitar os investimentos das entidades públicas um pouco mais à frente” no ano, indicando que, neste caso, o procedimento foi feito “no início deste mês” e abrangeu também outros organismos.

“Pelo que percebi, até por algumas declarações públicas do próprio presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, ele tem a expectativa que essas cativações não se transformem em verdadeiros cortes, mas o que temos visto, nos últimos anos, é que o Governo não olha a meios para cortar”, disse.

O parlamentar social-democrata alertou ainda que as cativações têm “implicações muito sérias no trabalho” das entidades e “no investimento público”, notando que, no ano passado, as cativações superaram os “mil milhões de euros”.

“O Governo engana facilmente os portugueses e os partidos parceiros, nomeadamente o PCP e o Bloco de Esquerda, também se deixam enganar, porque aprovam sucessivos orçamentos do Estado com determinados valores para o investimento e, depois, o que se verifica é que o Governo corta brutalmente no investimento e nas rubricas para as entidades publicas”, acrescentou.

Leia também...

Obras de engenharia decorrem em pleno Tejo, no açude insuflável em Abrantes

Em trabalho de engenharia de “grande complexidade”, as borrachas do açude insuflável de Abrantes estão a ser reparadas desde o início de Agosto, em…

Atletas sub 13 do Santarém Basket em campo de aperfeiçoamento da Federação

A Federação Portuguesa de Basquetebol vai realizar, entre os dias 4 e 7 de Julho, em Almada, um Campo de Observação e Aperfeiçoamento para…

CIM da Lezíria só vai aplicar a redução de tarifário nos transportes a partir de maio

A CIM da Lezíria só vai aplicar a redução de tarifário nos transportes públicos a partir de maio, por terem surgido, “à última da…

Presidente da Assembleia da República inicia em Santarém jornada do “Parlamento Próximo” com reunião com autarcas

O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, está hoje, 15 de Dezembro, no distrito de Santarém para uma jornada de trabalho no…