O deputado do PSD António Costa da Silva criticou o Governo por alegadamente ter cativado este mês cerca de 60% da verba a transferir para a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

“Estamos a falar de um corte de cerca de 60% do orçamento da ERT do Alentejo e Ribatejo”, que corresponde a “um valor altamente inibidor para o desenvolvimento dos projectos” desta entidade, afirmou o parlamentar social- democrata.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, escusa-se a falar sobre o assunto mas o deputado “laranja” referiu que a cativação das verbas do Orçamento do Estado para a ERT do Alentejo e Ribatejo “decorre das cativações que têm sido feitas, nos últimos anos, pelo actual Governo do PS em relação às entidades públicas”.

“Só que a novidade é que este ano o Governo começou mais cedo e começou por uma entidade que tem tido um trabalho muito importante no desenvolvimento da região”, sublinhou, considerando que a dimensão da cativação “é de tal ordem que põe em causa o funcionamento da instituição”.

Costa da Silva assinalou que o Governo “costuma cativar verbas e limitar os investimentos das entidades públicas um pouco mais à frente” no ano, indicando que, neste caso, o procedimento foi feito “no início deste mês” e abrangeu também outros organismos.

“Pelo que percebi, até por algumas declarações públicas do próprio presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, ele tem a expectativa que essas cativações não se transformem em verdadeiros cortes, mas o que temos visto, nos últimos anos, é que o Governo não olha a meios para cortar”, disse.

O parlamentar social-democrata alertou ainda que as cativações têm “implicações muito sérias no trabalho” das entidades e “no investimento público”, notando que, no ano passado, as cativações superaram os “mil milhões de euros”.

“O Governo engana facilmente os portugueses e os partidos parceiros, nomeadamente o PCP e o Bloco de Esquerda, também se deixam enganar, porque aprovam sucessivos orçamentos do Estado com determinados valores para o investimento e, depois, o que se verifica é que o Governo corta brutalmente no investimento e nas rubricas para as entidades publicas”, acrescentou.

Leia também...

𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗹𝗰𝗮𝗻𝗲𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮 𝟴𝟲𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀

As comemorações do 860º aniversário da elevação de Alcanede a vila tiveram…
Foto ilustrativa

Mais de 50% da população do Médio Tejo ainda não foi vacinada contra a gripe

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) disse hoje…

Pedidos de ajuda disparam em Samora Correia

Os sócios da Associação Social Amigos de Samora Correia aprovaram as contas…

“Há muitos anos que Santarém vive de costas voltadas para o rio”

Até ao próximo domingo, dia 31 de Julho, a aldeia ribeirinha das…