Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

O território continental está desde as 20h00 de hoje e até às 23h59 de 30 de Maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal”.

De acordo com um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI), o despacho conjunto do ministro com esta tutela e do responsável pela pasta da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural foi assinado hoje, tendo por base informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre previsões meteorológicas e de índice de risco de incêndio, e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), “que determinam a passagem ao Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal”.

Face a estas informações o Governo determinou a colocação do território continental em Situação de Alerta, que implica a adopção de “medidas de carácter excepcional” como a “elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP” para operações de vigilância e fiscalização e de apoio à população.

Ficam também proibidas as queimadas e queimas de sobrantes e é autorizada a dispensa dos trabalhadores dos sectores público e privado que sejam bombeiros voluntários.

É ainda pedido à Força Aérea a disponibilização de meios aéreos em caso de necessidade e foram imediatamente accionados os dispositivos de coordenação de operações nacionais e distritais.

Foto: D.R.

Leia também...

Visitas a doentes internados nos hospitais do Médio Tejo retomadas sábado

As visitas a doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT),…

Homem fica em prisão preventiva depois de ser detido com quase 600 doses de droga

Um homem de 46 anos de idade vai aguardar julgamento em prisão…

Correio do Ribatejo e Grupo de Dadores de Pernes promovem recolha de sangue

A cada dois segundos, alguém precisa de uma transfusão de sangue e…

Escola Secundária de Rio Maior quer ser incubadora de campeões

Na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola de Rio Maior…