Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, e José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, estiveram em Santarém, com as suas equipas, na sexta-feira, dia 27 de outubro, de forma a realizarem um conjunto de visitas a várias unidades hoteleiras e para uma reunião de trabalho conjunta. Ao final da tarde, participaram na inauguração do 42° Festival Nacional de Gastronomia.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, e João Teixeira Leite, Vice-Presidente e Vereador com o Pelouro do Turismo e Grandes Eventos, acompanharam as visitas às unidades hoteleiras “Casa Brava” e “Vila Graça”, no Centro Histórico, para além da visita à obra de requalificação em curso, do antigo Hotel Abidis.
No final das visitas, os dirigentes do Turismo, Nacional e Regional, reuniram no Salão Nobre dos Paços do Concelho com o Secretário de Estado do Turismo.
O dia culminou com a inauguração do 42º Festival Nacional de Gastronomia, na Casa do Campino, em que Ricardo Gonçalves agradeceu a visita ao Concelho e aproveitou a ocasião para sublinhar os dados positivos e em crescendo do Turismo.
O Presidente da Câmara de Santarém referiu que “nós temos, ao longo dos últimos anos, feito uma aposta no Turismo e na Gastronomia. Temos tido, felizmente, uma ambiência ao nível dos nossos empresários da restauração, que nos permite dar um salto qualitativo muito grande, ao nível também dos nossos alojamentos locais, da nossa gastronomia que é património imaterial e que é realmente, uma grande marca. E nós, em Santarém queremos continuar a ser a capital da Gastronomia”.
Para João Teixeira Leite “a vinda das estruturas máximas do Turismo ao nosso Concelho, demonstra a dinâmica que estamos a imprimir em Santarém. Foi uma boa oportunidade para lançarmos novos alicerces para projetos futuros, com o objetivo fundamental de atrair novos investimentos privados que possibilitem o aumento da capacidade de alojamento”.
O Secretário de Estado do Turismo referiu que “um dos valores distintivos do nosso País é precisamente a Gastronomia. Temos que continuar a crescer com base na autenticidade e a gastronomia e os vinhos são alguns desses elementos, um desses ingredientes da nossa autenticidade”.
Nuno Fazenda lembrou ainda “que temos dos melhores peixes do mundo, temos dos melhores vinhos do mundo, dos melhores enchidos, temos chefs estrela Michelin, temos uma restauração de excelência. Desde o restaurante tradicional, às tascas, aos chefs Michelin”.