O Governo estendeu o programa Destilação de Crise para 2021, com a dotação de 10 milhões de euros, destinado à destilação de vinho DO e IG, para a produção de álcool com fins industriais e energéticos, foi hoje anunciado.

“O Ministério da Agricultura já abriu as candidaturas à Destilação de Crise para 2021, com o objectivo de apoiar a destilação de vinho DO [Denominação de Origem] e IG [Indicação Geográfica], para a produção de álcool destinado exclusivamente a fins industriais (incluindo produtos de desinfecção ou fármacos) ou para fins energéticos”, lê-se numa nota enviada pelo Governo.

O programa tem uma dotação de 10 milhões de euros e junta-se às medidas que o Ministério da Agricultura tem lançado desde o ano passado, para ajudar o sector do vinho a minimizar os efeitos da crise pandémica.

“É determinante que se mantenha a valorização dos produtos vitivinícolas, nomeadamente do vinho – que tem tido uma dinâmica notável nas exportações –, o que requer que sejam mobilizados instrumentos para sustentar o incremento de valor na fileira e minimizar o impacto da crise no valor das uvas”, referiu a tutela, na mesma nota.

Para a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, estas medidas excepcionais “pretendem contribuir para manter a vitalidade notável que o sector do vinho tem revelado”.

As candidaturas a esta medida poderão ser submetidas pelos destiladores, no ‘site’ do Sistema de Informação da Vinha e do Vinho (SIVV), até ao dia 26 de Julho.

Leia também...

Restaurante Ó Balcão vence “Destaque do Ano” dos Prémios Mesa Marcada

Ó Balcão, do chef Rodrigo Castelo, é o grande vencedor do “Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano”, nos Prémios Mesa Marcada. O restaurante…

EDP admite concorrer à reconversão da central a carvão do Pego

A EDP está a avaliar concorrer à reconversão da central a carvão do Pego, em Abrantes, que encerra em 30 de Novembro, e avança…

Exportadas 18,2 mil toneladas de frutas e legumes em 2020

A parceria entre os hipermercados Lidl e os produtores nacionais permitiu exportar 18,2 mil toneladas de frutas e legumes em 2020. Bruno Pereira, administrador…

Criadas 160 novas empresas em Janeiro no distrito de Santarém

160 empresas foram constituídas no passado mês de Janeiro no distrito de Santarém. Uma diminuição do número de firmas constituídas, relativamente a 2019, uma…