O Governo estendeu o programa Destilação de Crise para 2021, com a dotação de 10 milhões de euros, destinado à destilação de vinho DO e IG, para a produção de álcool com fins industriais e energéticos, foi hoje anunciado.

“O Ministério da Agricultura já abriu as candidaturas à Destilação de Crise para 2021, com o objectivo de apoiar a destilação de vinho DO [Denominação de Origem] e IG [Indicação Geográfica], para a produção de álcool destinado exclusivamente a fins industriais (incluindo produtos de desinfecção ou fármacos) ou para fins energéticos”, lê-se numa nota enviada pelo Governo.

O programa tem uma dotação de 10 milhões de euros e junta-se às medidas que o Ministério da Agricultura tem lançado desde o ano passado, para ajudar o sector do vinho a minimizar os efeitos da crise pandémica.

“É determinante que se mantenha a valorização dos produtos vitivinícolas, nomeadamente do vinho – que tem tido uma dinâmica notável nas exportações –, o que requer que sejam mobilizados instrumentos para sustentar o incremento de valor na fileira e minimizar o impacto da crise no valor das uvas”, referiu a tutela, na mesma nota.

Para a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, estas medidas excepcionais “pretendem contribuir para manter a vitalidade notável que o sector do vinho tem revelado”.

As candidaturas a esta medida poderão ser submetidas pelos destiladores, no ‘site’ do Sistema de Informação da Vinha e do Vinho (SIVV), até ao dia 26 de Julho.

Leia também...

CONFAGRI na Feira Nacional de Agricultura

A CONFAGRI, juntamente com as suas Federações, vai marcar presença na 55ª edição da FNA – Feira Nacional da Agricultura, a decorrer de 2…

Francisco Oliveira é o Presidente da Assembleia Geral da APDA

As Assembleias Gerais da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) aprovaram na quinta-feira, 4 de Abril, em Lisboa, o Relatório de…

Governo dá mais tempo às empresas para cumprirem obrigações fiscais

As empresas vão ter mais tempo para entregarem a declaração do IVA e procederem ao pagamento do imposto, segundo um despacho agora publicado, que…

Notários criam plataforma com serviços gratuitos para ajudar ucranianos

Os notários portugueses criaram uma plataforma na Internet com serviços gratuitos para apoiar cidadãos ucranianos a saírem do país devido à guerra, anunciou a…