A ‘família’ da Associação Académica de Santarém (AAS) vestiu o traje de gala e encheu o auditório do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) na tarde de domingo, 7 de Janeiro, para homenagear atletas, sócios, parceiros e celebrar aquela que, para o presidente da Briosa, Carlos Esteves, foi uma das melhores épocas, das nove décadas em que a Académica tem sido um dos porta estandartes do desporto em Santarém.
Carlos Esteves subiu ao púlpito para agradecer a todos os atletas, pais que acompanham os atletas, sócios, parceiros, patrocinadores e colaboradores, que têm ajudado a alcançar resultados palpáveis e a que se consiga “deixar um clube organizado com um legado saudável para quem vier a seguir”, vincou.
“Já lá vão quase seis anos que levo como presidente deste clube. Penso que tenho cumprido o meu dever, dando continuidade à excelente história que a AAS tem”, começou por dizer.
“Iniciamos esta época numa realidade nova para o clube: estamos em três campeonatos nacionais, no futebol 11. Temos mais de 400 atletas no futebol, mais de 160 na ginástica, mais de 50 atletas na Petanca, mais de 65 pessoas fazem parte do staff, numa realidade de enorme responsabilidade e compromisso com todos”, salientou o dirigente, acrescentando: “sinto que vamos fazer uma grande época a todos os níveis”.
“Colocámos objectivos ambiciosos e saímos vitoriosos. No futebol, conseguimos a manutenção no campeonato nacional de segunda divisão de juvenis. A manutenção no campeonato nacional de sob 15 de primeira divisão. Fomos campeões distritais de iniciados que permitiu a subida para a segunda divisão nacional. Fomos campeões distritais de nível 1 e nível 3, algo que conseguimos fazer há várias épocas consecutivas. Na ginástica conquistámos vários títulos distritais e nacionais, na petanca também. Estamos todos de parabéns” afirmou o presidente de um clube que, para além dos resultados desportivos, conseguiu manter as 3 estrelas na certificação e já está a trabalhar para ter a certificação no futebol feminino.
Outro dos motivos de celebração é o crescimento do número de atletas que projectou a AAS para o topo da lista de clubes com mais atletas inscritos na Associação de Futebol de Santarém e que Carlos Esteves atribui ao trabalho desenvolvido em prol do desporto no concelho, e pela confiança que pais e atletas depositam no clube, o que fez com que muitos atletas se mantivessem nas fileiras da Académica.
O presidente deixou agradecimentos pela confiança depositada, referindo que a Académica de Santarém vai sempre “pautar por transmitir bons valores e formar homens e mulheres melhores para o futuro”.
Também presente nesta Gala, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, parabenizou toda a estrutura do clube: “é um orgulho para o município ver o crescimento que muitos dos nossos clubes tem tido e a representação que fazem da cidade, todas as semanas, por esse país fora”.
Considerando que a Académica “tem crescido de forma exponencial, no futebol e na ginástica, com reconhecimento nacional”, o autarca lembrou que os ginastas da AAS “já ganharam um concurso nacional que a todos orgulhou”. “Foi um grande marco para Santarém. Também ao nível da Petanca aquilo que é feito é fantástico”, acrescentou o edil.
“Nada se faz sozinho, é necessária uma equipa dinâmica. Nós reconhecemos isso mesmo, a capacidade de trazer cada vez mais apoio à Associação Académica de Santarém”, garantiu.
“São clubes como a AAS, e o crescimento que tem tido que nos dão alento para continuar”, concluiu o autarca.
Para o presidente da Assembleia Geral do Clube, António Melão, esta Gala, que juntou mais de 1200 pessoas, “é a grande prova da vitalidade da Académica”.
“A AAS tornou-se numa empresa: o clube tem 65 pessoas que mensalmente trabalham connosco e que dão o seu melhor para que tudo seja possível e para que todos os fins de semana as coisas aconteçam. É uma máquina muito grande, com 1400 atletas, com tudo o que isso acarreta não só a nível logístico, mas também financeiro”, aludiu.
Reconhecimento pela dedicação e resultados desportivos
Nesta grande festa da família “briosa” foram ainda distinguidos os atletas, técnicos e dirigentes do clube que se destacaram ao longo do último ano e foram galardoadas as pessoas e as entidades que colaboraram com a Académica.
A tradição academista passa por uma combinação importante entre desporto e a academia, a escola, pelo que a Associação Académica de Santarém distingue os atletas pelo reconhecimento de mérito escolar.
A Associação Académica de Santarém foi fundada em 1931, no dia 5 de outubro. Nesta Gala foram entregues prémios aos sócios da Académica com 25 anos de sócio, o Prémio Emblema Dedicação Nível Prata e ouro. Em destaque o sócio n.º1 Grimoaldo Duarte.
Foi igualmente entregue um prémio de reconhecimento às equipas técnicas e às atletas de futebol feminino, as traquinas e as sub 13, que são as primeiras equipas da Briosa 100 por cento femininas nas competições oficiais.
Os prémios de mérito desportivo foram entregues por Francisco Jerónimo, presidente da Associação de Futebol de Santarém. Foram distinguidas as equipas de Juvenis pela manutenção no Campeonato Nacional; Iniciados pela manutenção no Campeonato Nacional e pelo título de Campeões distritais da I Divisão; de Infantis – Campeões Distritais NIVEL I e Campeões Distritais NIVEL III.
O presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais fez a entrega dos prémios de ginástica. Foram distinguidos Teresa Sá Rodrigues, Beatriz Paiva e Joana Coelho pelo 2.º lugar no Campeonato Nacional Escalão Juniores Base e pelo título de Campeões Distritais Juniores Base Trio; a Teresa Silva e Martim Pereira, pelo 3.º lugar no Campeonato Nacional Escalão Juvenis 1ª Divisão Par Misto, e pelo título de Campeões Distritais Escalão Juvenis Par Misto, a Teresa Silva, Martim Pereira, Leonor Alves, Petra Bento, Leonor Boiça, Maria Pitta, Joana Rodrigues e Kira Tanganho pelo 3.º lugar por equipas na Taça de Portugal Divisão Base; a Maria Pitta, Joana Rodrigues e Kira Tanganho – Campeões Distrital Escalão Seniores 1ª Divisão Trio; a Carlota Romão e Noa Rodrigues – Campeões Distritais Juniores Base Par Feminino; a Matilde Rosário, Margarida Colaço e Madalena Pereira – Campeões Distritais Escalão Juvenis 1ª Divisão Trio; a Gabriela Almeida, Rodrigo Ruas, Benedita Teixeira, Celeste Madruga, Vera Sepúlveda, Rosarinho Reis e Matilde Cabanita – Campeão Distrital Iniciados Equipas; a Gabriela Almeida e Rodrigo Ruas – Campeões Distritais Iniciados Par Misto; e a Laura Silva e Aleksandra Ryabchun – Campeão Distrital Infantis Par Feminino.
Cesaltina Conceição, presidente da Federação Portuguesa de Petanca, fez a entrega do prémio aos campeões de Petanca da Académica. Foram distinguidos o Campeão Nacional Mão a Mão Feminino – Filipa Antunes; o Campeão Nacional Tiro Precisão Feminino – Filipa Antunes / 3.º Classificado – Sílvia Ramos; os Campeões Nacionais Dupletes Misto – Sílvia Ramos e Florian Queiroz; o 3.º lugar Nacional Masculino Dupletes – Jose Queirós e Florian Queirós; o Campeão Regional Tiro Precisão Feminino – Sílvia Ramos; os Campeões Regionais Dupletes Feminino – Filipa Antunes/ Sílvia Ramos; os Campeões Taça do Algarve Femininos – Sílvia Ramos e Filipa Antunes; os Campeões Taça Porto Femininos – Nadine Leandro e Diana Vicente; os Campeões Regionais Clubes Femininos, e o Campeão Regional Mão a Mão Masculino – Carlos Monteiro.