A forma como o consumidor se comporta define os seus gostos e as suas preferências ao longo da chamada Jornada de Compra. O objetivo de todas as empresas é garantir que conseguem ir ao encontro a essas preferências oferecendo exatamente o que o cliente deseja.
A era digital transformou o perfil do consumidor
O comportamento do consumidor foi totalmente revolucionado com a evolução da era digital. A globalização da internet ofereceu uma ferramenta poderosa aos utilizadores: a autonomia para procurar respostas para os seus problemas.
Atualmente, os consumidores pesquisam em diferentes fontes para conseguirem encontrar o produto ou serviço que desejam. Isso significa que as empresas precisam fazer chegar ao seu público-alvo a informação de que podem ser a solução para aquilo que estes procuram.
Mas, não foi apenas o acesso à informação que transformou o consumidor, aquilo que estes procuram também se foi alterando. O cliente atual procura mais do que um produto, procura por experiências e sensações, segue as tendências atuais e deseja estar na linha da frente na hora de usufruir dessas experiências.
Com um mercado global, as empresas, incluindo os grandes nomes, precisam oferecer algo que faça realmente a diferença, que passe a fazer parte das experiências e do imaginário dos seus clientes.
Entretenimento é a chave para conquistar o público
Grandes empresas, como a Apple ou a Amazon, começaram a ser conhecidas por oferecer dispositivos de grande qualidade, como no primeiro caso, ou por permitirem ao consumidor encomendar para as suas casas praticamente tudo em tempo recorde, no caso da companhia de Jeff Bezos.
Mais recentemente, ambas passaram também a oferecer serviços baseados em experiências através das suas plataformas de streaming, a Apple TV+ e o Prime Video. Desta forma, conseguem alcançar mais consumidores, ao mesmo tempo que passam a fazer parte do dia a dia de todos eles através dos seus pacotes mensais com acesso a filmes, séries, músicas e até podcasts.
Conquistados os consumidores, estas grandes marcas conseguem o melhor dos dois mundos: fidelizar clientes através de assinaturas mensais, ao mesmo tempo que comercializam dispositivos de última geração para uma experiência otimizada dos seus conteúdos de streaming. Com as experiências a serem cada vez mais valorizadas, a oferta de entretenimento é uma ótima aposta para cativar e reter consumidores.
Além dos grandes nomes do mercado, como mencionado, estes não são os únicos a perceber como o divertimento é uma ótima forma de chegar ao seu público-alvo, principalmente na área do digital. Exatamente porque a maioria das pessoas procura atualmente formas de divertimento em formatos digitais, mesmo os mercados dedicados ao entretenimento precisaram de encontrar novas formas para cativar os seus clientes, reinventando e reaproveitando os seus produtos em diversos formatos.
Isto é especialmente visível na indústria do cinema, que não só aposta cada vez mais no lançamento dos seus títulos em plataformas oferecidas tanto pelas marcas que se expandiram para este setor como a Amazon, ou a Apple, como pelas plataformas desenvolvidas com foco no streaming como a Netflix.
Além disso, esta indústria consegue ir mais além, ao promover os seus títulos em outros setores deste mercado, também eles ligados ao entretenimento, como as plataformas de casino online, como a PokerStars Casino, que apresenta slots desenvolvidas com a temática das produções do cinema e séries de sucesso. Exemplo disso é a slot dedicada ao um dos grandes sucessos da Netflix, Narcos. Também existem jogos criados com referências de filmes de renome, como Jumanji e Ted.
Mas, não é apenas no setor dos casinos online que desta forma conseguem chegar a um público mais vasto. Também o mercado dos videojogos — atualmente a indústria mais lucrativa do setor do entretenimento, é um ótimo canal para cativar consumidores através de jogos cujas temáticas estão relacionados com grandes sucessos.
Prova disso são os jogos baseados em grandes sucessos de bilheteira como Star Wars, ou Harry Potter. Este último deu origem ao jogo Hogwarts Legacy, onde a experiência torna-se ainda mais intensa já que se trata de um jogo RPG que permite ao jogador encarnar uma personagem do jogo.
O futuro passará por mais do que a tecnologia
Ainda que a tecnologia não pare de nos surpreender com inovações incríveis, os consumidores mostram que a componente de imersividade e extensão da realidade deverá ser uma presença obrigatória, tão ou mais importante que a tecnologia em si.
O futuro passará assim, muito provavelmente, pela adoção da componente de entretenimento pelas grandes empresas que desta forma conseguem oferecer experiências aos seus consumidores.