A região do Médio Tejo foi palco do primeiro Fórum Green Days, realizado no Tagus Valley – Parque de Ciência e Tecnologia, em Abrantes, no dia 27 de março. O evento reuniu cerca de uma centena de participantes e marcou o início da promoção da sustentabilidade empresarial nesta região, com o compromisso conjunto de várias entidades públicas.

O dia foi repleto de comunicações e painéis enriquecedores, tendo começado com a sessão de abertura presidida por António Pedroso Leal, presidente da direção da NERSANT.

Na sua intervenção, António Pedroso Leal destacou que o Green Days Médio Tejo 2025 representa “o compromisso da região com um futuro sustentável para as nossas empresas e para o nosso território”.

O presidente da Associação Empresarial da Região de Santarém sublinhou ainda que “o caminho para a sustentabilidade ambiental, social e de governança – os princípios ESG – não é apenas uma exigência regulatória, mas uma necessidade imperiosa para garantir a competitividade das empresas e o bem-estar das futuras gerações”. O responsável aproveitou a oportunidade para agradecer às entidades parceiras pela sua colaboração na organização do evento.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM Médio Tejo, reforçou o compromisso da região em tornar-se uma verdadeira “região hidrogénio”, desenvolvendo uma cadeia de valor em torno desta fonte de energia alternativa. “Estamos a trabalhar para garantir que o Médio Tejo se posicione na vanguarda da sustentabilidade e inovação, através de projetos piloto de adaptação de transportes públicos a esta energia limpa”, afirmou. O presidente também assegurou que os municípios da região estão a trabalhar para um desenvolvimento económico que respeite o ambiente e promova um futuro sustentável para todos.

O evento, que contou com a presença de cerca de 100 participantes, teve como um dos pontos altos a assinatura da Declaração Green Days pelos Municípios do Médio Tejo.

Este ato representou um pacto coletivo pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento equilibrado do território, com o compromisso de trabalhar em conjunto para implementar práticas sustentáveis, reduzir a pegada ecológica e impulsionar uma economia mais verde e circular.

O programa do evento incluiu uma série de painéis e comunicações de grande relevância. Durante a manhã, o IAPMEI deu início às comunicações, seguido por um painel sobre a Implementação dos Modelos de Governança ESG (Environmental, Social, Governance), e um segundo painel focado em Inclusão Social e Desenvolvimento Comunitário. Já no período da tarde, os temas abordados foram o Business Council for Sustainable Development, o Desenvolvimento de Energias Renováveis no Médio Tejo e a Economia Circular e Boas Práticas de Governança Empresarial, encerrando o dia com uma comunicação da CCCR Centro.

O Fórum Green Days foi organizado pela NERSANT, em parceria com a CIM Médio Tejo, o Município de Abrantes, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o Tagus Valley – Parque de Ciência e Tecnologia, a Médiotejo21 – Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, e a AICEP Portugal Global.

O evento contou com a ENDESA enquanto Exclusive Partner, bem como com o patrocínio das empresas Sofalca, TreeEnergy, Renova e RSA, e com o apoio dos Municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

O objetivo foi apresentar soluções concretas para os desafios da sustentabilidade enfrentados pelas empresas da região, antecipando as exigências europeias para 2026. Foi, sem dúvida, um dia importante de debate e troca de ideias sobre a economia verde e as oportunidades para o futuro.

Leia também...

Ricardo Gonçalves satisfeito com anúncio de referendo sobre regionalização

O presidente da Câmara de Santarém ouviu “com grande satisfação” a assunção do compromisso por parte do primeiro-ministro e do Presidente da República de…

Vítimas de abuso na Igreja com idades entre os 5 e os 25 anos – Relatório

A idade mais prevalente das vítimas de violência sexual no seio da Igreja Católica em Portugal que apresentaram queixa ao Grupo VITA era de…

Homem morre abalroado por comboio na passagem de nível da Agolada

Um abalroamento de uma viatura ligeira de passageiros por um comboio de mercadorias provocou a morte a um homem com 70 anos, no passado…

Constância em contagem decrescente para lançamento de rockets

O European Rocketry Challenge (EuRoC) regressa à vila de Constância para a sua quarta edição entre os dias 10 e 16 de Outubro.  A…