A região do Médio Tejo foi palco do primeiro Fórum Green Days, realizado no Tagus Valley – Parque de Ciência e Tecnologia, em Abrantes, no dia 27 de março. O evento reuniu cerca de uma centena de participantes e marcou o início da promoção da sustentabilidade empresarial nesta região, com o compromisso conjunto de várias entidades públicas.
O dia foi repleto de comunicações e painéis enriquecedores, tendo começado com a sessão de abertura presidida por António Pedroso Leal, presidente da direção da NERSANT.
Na sua intervenção, António Pedroso Leal destacou que o Green Days Médio Tejo 2025 representa “o compromisso da região com um futuro sustentável para as nossas empresas e para o nosso território”.
O presidente da Associação Empresarial da Região de Santarém sublinhou ainda que “o caminho para a sustentabilidade ambiental, social e de governança – os princípios ESG – não é apenas uma exigência regulatória, mas uma necessidade imperiosa para garantir a competitividade das empresas e o bem-estar das futuras gerações”. O responsável aproveitou a oportunidade para agradecer às entidades parceiras pela sua colaboração na organização do evento.
Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM Médio Tejo, reforçou o compromisso da região em tornar-se uma verdadeira “região hidrogénio”, desenvolvendo uma cadeia de valor em torno desta fonte de energia alternativa. “Estamos a trabalhar para garantir que o Médio Tejo se posicione na vanguarda da sustentabilidade e inovação, através de projetos piloto de adaptação de transportes públicos a esta energia limpa”, afirmou. O presidente também assegurou que os municípios da região estão a trabalhar para um desenvolvimento económico que respeite o ambiente e promova um futuro sustentável para todos.
O evento, que contou com a presença de cerca de 100 participantes, teve como um dos pontos altos a assinatura da Declaração Green Days pelos Municípios do Médio Tejo.
Este ato representou um pacto coletivo pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento equilibrado do território, com o compromisso de trabalhar em conjunto para implementar práticas sustentáveis, reduzir a pegada ecológica e impulsionar uma economia mais verde e circular.
O programa do evento incluiu uma série de painéis e comunicações de grande relevância. Durante a manhã, o IAPMEI deu início às comunicações, seguido por um painel sobre a Implementação dos Modelos de Governança ESG (Environmental, Social, Governance), e um segundo painel focado em Inclusão Social e Desenvolvimento Comunitário. Já no período da tarde, os temas abordados foram o Business Council for Sustainable Development, o Desenvolvimento de Energias Renováveis no Médio Tejo e a Economia Circular e Boas Práticas de Governança Empresarial, encerrando o dia com uma comunicação da CCCR Centro.
O Fórum Green Days foi organizado pela NERSANT, em parceria com a CIM Médio Tejo, o Município de Abrantes, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o Tagus Valley – Parque de Ciência e Tecnologia, a Médiotejo21 – Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, e a AICEP Portugal Global.
O evento contou com a ENDESA enquanto Exclusive Partner, bem como com o patrocínio das empresas Sofalca, TreeEnergy, Renova e RSA, e com o apoio dos Municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha.
O objetivo foi apresentar soluções concretas para os desafios da sustentabilidade enfrentados pelas empresas da região, antecipando as exigências europeias para 2026. Foi, sem dúvida, um dia importante de debate e troca de ideias sobre a economia verde e as oportunidades para o futuro.