A região do Médio Tejo foi palco do primeiro Fórum Green Days, realizado no Tagus Valley – Parque de Ciência e Tecnologia, em Abrantes, no dia 27 de março. O evento reuniu cerca de uma centena de participantes e marcou o início da promoção da sustentabilidade empresarial nesta região, com o compromisso conjunto de várias entidades públicas.

O dia foi repleto de comunicações e painéis enriquecedores, tendo começado com a sessão de abertura presidida por António Pedroso Leal, presidente da direção da NERSANT.

Na sua intervenção, António Pedroso Leal destacou que o Green Days Médio Tejo 2025 representa “o compromisso da região com um futuro sustentável para as nossas empresas e para o nosso território”.

O presidente da Associação Empresarial da Região de Santarém sublinhou ainda que “o caminho para a sustentabilidade ambiental, social e de governança – os princípios ESG – não é apenas uma exigência regulatória, mas uma necessidade imperiosa para garantir a competitividade das empresas e o bem-estar das futuras gerações”. O responsável aproveitou a oportunidade para agradecer às entidades parceiras pela sua colaboração na organização do evento.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM Médio Tejo, reforçou o compromisso da região em tornar-se uma verdadeira “região hidrogénio”, desenvolvendo uma cadeia de valor em torno desta fonte de energia alternativa. “Estamos a trabalhar para garantir que o Médio Tejo se posicione na vanguarda da sustentabilidade e inovação, através de projetos piloto de adaptação de transportes públicos a esta energia limpa”, afirmou. O presidente também assegurou que os municípios da região estão a trabalhar para um desenvolvimento económico que respeite o ambiente e promova um futuro sustentável para todos.

O evento, que contou com a presença de cerca de 100 participantes, teve como um dos pontos altos a assinatura da Declaração Green Days pelos Municípios do Médio Tejo.

Este ato representou um pacto coletivo pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento equilibrado do território, com o compromisso de trabalhar em conjunto para implementar práticas sustentáveis, reduzir a pegada ecológica e impulsionar uma economia mais verde e circular.

O programa do evento incluiu uma série de painéis e comunicações de grande relevância. Durante a manhã, o IAPMEI deu início às comunicações, seguido por um painel sobre a Implementação dos Modelos de Governança ESG (Environmental, Social, Governance), e um segundo painel focado em Inclusão Social e Desenvolvimento Comunitário. Já no período da tarde, os temas abordados foram o Business Council for Sustainable Development, o Desenvolvimento de Energias Renováveis no Médio Tejo e a Economia Circular e Boas Práticas de Governança Empresarial, encerrando o dia com uma comunicação da CCCR Centro.

O Fórum Green Days foi organizado pela NERSANT, em parceria com a CIM Médio Tejo, o Município de Abrantes, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o Tagus Valley – Parque de Ciência e Tecnologia, a Médiotejo21 – Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, e a AICEP Portugal Global.

O evento contou com a ENDESA enquanto Exclusive Partner, bem como com o patrocínio das empresas Sofalca, TreeEnergy, Renova e RSA, e com o apoio dos Municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

O objetivo foi apresentar soluções concretas para os desafios da sustentabilidade enfrentados pelas empresas da região, antecipando as exigências europeias para 2026. Foi, sem dúvida, um dia importante de debate e troca de ideias sobre a economia verde e as oportunidades para o futuro.

Leia também...

Dois detidos por tráfico de droga e posse de arma proibida em Almeirim

O Posto Territorial de Almeirim da GNR, do Comando Territorial de Santarém, deteve em flagrante delito uma mulher de 41 anos por tráfico de…

Uma pessoa em estado grave após pré-afogamento no Rio Tejo

No total foram quatro as pessoas que se debateram com dificuldades nas águas do tejo, mas acabaram por sair pelos próprios meios do rio.

Rui Veloso, Diogo Infante, Gilmário, Ólafur Arnalds e muito mais na nova agenda do Teatro Virgínia

A agenda do Teatro Virgínia, em Torres Novas, para os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro já está disponível e os bilhetes estarão…

PSP conta com mais 400 agentes formados na Escola Prática de Polícia de Torres Novas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai ter a partir de hoje perto de 400 novos agentes, que vão ser colocados nos vários comandos…