O Belenenses venceu esta tarde a União de Santarém por 2-1, num jogo a contar para a sétima jornada da Liga3 Série B.
Os golos do Belenenses foram apontados por Romário aos 15’ e Ekanga à passagem do minuto 63.
Para a União de Santarém marcou Leandro Alves aos 31’.
Num campo Chã das Padeiras com uma grande moldura humana, afecta aos dois clubes, assistiu-se a uma grande partida de futebol, quase sempre bem jogada e emotiva, com resultado incerto até ao apito final do árbitro portuense Marco Cruz.
Seria Grilo, guarda-redes do Belém o ‘Homem do Jogo’ depois de protagonizar meia dúzia de defesas que levavam o selo de golo, especialmente à passagem do minuto 75 quando a União encostou o Belenenses às cordas em busca do golo da igualdade que seria merecido.
Logo aos 12’ Balau rematou cruzado e Grilo estreava-se numa tarde que tão depressa não esquecerá.
Na resposta o Belenenses chegou ao golo, após canto de Gabi e desvio à boca da baliza de Romário Carvalho.
No eixo da defesa da União destacava-se Jaime Simões, outra excelente exibição e um corte imperial, aos 23’, a parar um contra-ataque da equipa visitante.
Até que à passagem do minuto 31, Leandro Alves recebe a bola em zona frontal, ainda fora da área rematando forte e colocado e restabelecendo o empate na partida, resultado com se chegaria ao intervalo.
Já na etapa complementar, depois de Juninho ter posto à prova o guardião ‘azul’ (48’), foi Ekanga, recém-entrado na partida para o lugar de Moninhas, que foi mais feliz, com um remate fulminante à entrada da área da União e a colocar de novo o Belenenses em vantagem.
Longe de baixar os braços, foi a partir daí que a turma de Carlos Fernandes “caiu” em cima do Belenenses que tinha na baliza um inspirado e competente Grilo que negou por diversas vezes o golo do empate à formação da casa, nomeadamente aos minutos 65, num remate de Diogo Brás, aos 74’ a negar o golo a Pedro Araujo, um minuto depois a Ricardo Figueiredo num remate à entrada da área ‘azul’ e aos 78’ a segurar um desvio de Tangus Gastão.
O jovem guarda-redes azul ‘segurou’ os três pontos, num jogo em que a União merecia mais.
Boa arbitragem.
(Ler notícia desenvolvida na edição impressa do Correio do Ribatejo de 4 de Outubro de 2024).