Foto: Zé Paulo Marques

“Ai que prazer / Não cumprir um dever, / Ter um livro para ler / e não o fazer!”. É com a ironia das palavras de Fernando Pessoa no poema “Liberdade” que a rubrica “Como pão para a boca” celebra amanhã o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

No 55º episódio desta iniciativa que entrega “poemas quentinhos ao domicílio todas as manhãs”, através das redes sociais, Nuno Garcia Lopes escolhe o emblemático texto pessoano para enfatizar o facto de que o livro continua a ser um dos maiores espaços de liberdade que temos ao nosso dispor, quer pelo conteúdo, quer enquanto objecto portátil de transmissão de conhecimento.

PUBLICIDADE

A iniciativa “Como pão para a boca” foi lançada em Fevereiro, para “oferecer um momento de satisfação àqueles que estão privados do acesso às bibliotecas e aos outros espaços culturais, mostrando que a cultura está viva e que também é, a seu modo, uma arma contra a pandemia”.

De segunda a sexta-feira, todas as manhãs, o poeta e divulgador literário lança no facebook, instagram e youtube um vídeo com a leitura de um poema, num formato assumidamente caseiro, quer pelas imposições do confinamento, quer como forma de sublinhar que a intervenção artística e cultural pode acontecer independentemente de todos os grilhões que nos prendam.

A rubrica conta com diversos parceiros, nomeadamente bibliotecas, algumas delas escolares, e municípios, que fazem também a partilha através das suas páginas. Destaque ainda para a ilustração do genérico, criada por Duarte Carolino, vencedor do Prémio de Ilustração Infantil Pingo Doce de 2020.

Os vídeos, em que há também a preocupação de apresentar clássicos, muitos deles esquecidos ou desconhecidos, ficam igualmente disponíveis em www.nunogarcialopes.pt.

Por outro lado, a rubrica começou a ganhar espaço fora do seu âmbito, com pedidos de episódios especiais por parte de algumas entidades ou funcionando como recurso para actividades em ambiente escolar ou de biblioteca.

PUBLICIDADE
Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre…